Segundo especialistas, os gostos das crianças nem sempre se traduzem em carreiras na vida adulta. Contudo, para os pais ou responsáveis é comum imaginar e projetar o futuro dos filhos com base nesse fator. Isso pode ser prejudicial? Entenda mais sobre o assunto nesta matéria!

De acordo com pesquisa divulgada na mídia, 70% dos progenitores não entendem o trabalho dos descendentes. Com as transformações tecnológicas cada vez mais aceleradas, muitos ofícios deixam de existir para dar espaço a outros, mais conectados com o mundo atual. Assim, carreiras como a de influenciador digital podem ser incompreendidas pelos mais experientes.

O cenário pode ser perigoso quando surge conflito e falta de respeito. Para a Gabriela Brandão, estagiária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a família pode orientar, porém, deve deixar a prole fazer suas próprias escolhas. “A expectativa pode atrapalhar, pois os parentes, muitas vezes, esperam algo diferente da nossa vontade”, opina.

É preciso se atentar a esse fato. Afinal, as relações familiares podem ser respaldadas em projeções de forma nociva. “O adolescente muitas vezes não busca o autoconhecimento. Por isso, poderá não perceber a diferença entre sua preferência e a do outro”, afirma Dorvany Alves, gerente de Recursos Humanos na Manaus Ambiental S.A.

Logo, a dica é conhecer o jovem, entender suas potencialidades e aptidões e ofertar a ele ferramentas de descoberta, como psicoterapia e grupos focais.

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe