A economia do Brasil começa a dar sinais de recuperação depois de alguns anos desafiadores para as empresas. Em um cenário de reabertura de oportunidades, quem fica responsável por trazer profissionais e talentos para os times pode ter dúvidas sobre como aplicar testes assertivos.

Segundo o diretor geral da People+Strategy, João Roncati, é necessário tomar cuidado para não associar à imagem de um bom concorrente aquele com qualificações “dos sonhos” em seu perfil. “Quem quer preencher a vaga precisa estar aliado à cultura de seu negócio. Ainda existem empreendedores associando quem frequentou a melhor faculdade ou teve a melhor experiência, invariavelmente, à ideia de um colaborador perfeito”, pondera.

De acordo com o especialista, esse critério precisa ser desmistificado. “O ano de 2019 será um reflexo dos ajustes internos feitos em 2018 e nos outros anos. Por essa razão, todo empresário precisa ter ao seu lado times excelentes e não apenas um currículo cheio. É preciso, de fato, escolher quem está predisposto a se incorporar na missão e visão do negócio”, defende.

Para Roncati, portanto, há algumas questões para serem analisadas antes de uma contratação. São elas:

1. Estar atento ao perfil do sujeito: ele tem a ver com o da organização? Depois de rastrear quem tem mais afinidade com a oportunidade, entender quem esse candidato é e se há semelhança nele com a cultura da corporação é o segundo “pente fino”.

2. Aproveite a tecnologia para a análise. Redes como LinkedIn, grupos de interessados por um mesmo assunto ou setor de atuação da instituição e portfólios on-line são ferramentas capazes de ajudar no processo.

3. Não deixe de olhar para dentro do empreendimento. Por vezes, as responsabilidades de um funcionário ou estagiário estão de acordo com o compromisso dele com suas funções. Esteja atento aos talentos já admitidos: um novo ano é perfeito para reconhecê-los.

Mariana Vieira estuda psicologia na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro e afirma: “quero trabalhar na área de seleção. Sei dos desafios do nicho, mas como faço parte de quem está começando no mercado de trabalho, acompanho de perto as mudanças relacionadas ao tema”, conta.

Além disso, a universitária ainda tenta buscar palestras relacionadas ao ramo para se manter atualizada. “Daqui alguns anos, quero ser destaque. Para isso, preciso começar desde cedo a me movimentar”, conclui.

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