Para quem tem o objetivo de ser aprovado em um concurso público ou um importante teste sabe: estudar e se preparar é fundamental. Sem buscar novos conhecimentos ou se aprofundar nas disciplinas, fica difícil ter um rendimento agradável e boas notas. Afinal, muitos ainda cometem alguns enganos e se prejudicam.

De acordo com Adalberto Pinto, professor de Técnicas de Estudo na Central de Concursos, uma boa preparação requer técnica e dedicação e não apenas passar horas e horas na frente dos livros. O primeiro passo é avaliar qual a intensidade de sua concentração.

“Algo não vai bem quando você deixa de lado a retomada das matérias. Lembre-se: além de compreender novos conteúdos, é necessário rever todos eles”, explica. Ainda segundo o especialista, é possível evitar o esquecimento de 80% do material assimilado ao fazer uma revisão nas 24 horas seguintes à aula.

O segundo sinal a ser percebido é a distração e falta de foco na hora de aprender, ou seja, quando a atenção não está totalmente voltada ao momento. "É importante não fazer várias coisas ao mesmo tempo. Tudo bem ser multitarefa, mas para conseguir a aprovação é necessário o máximo esforço para atingir o nível de excelência desejado", evidencia o professor.

Além disso, ainda há um terceiro ponto a considerar e ocorre quando o candidato está apenas lendo o mesmo conceito várias vezes seguidas. A recomendação é ler, fechar os olhos e depois tentar reproduzir para a assimilação. Assim, essa tática ajuda a guardar a informação na memória de longo prazo.

Por fim, um erro clássico: não fazer nenhuma atividade física. "Ela é muito importante! Dedique um período aos exercícios físicos antes de iniciar os estudos. Desse jeito, a mente fica alerta", conclui o professor.

Cristiane Barcelos cursa engenharia civil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Fortaleza e mora sozinha. Organizar as tarefas do dia não é uma tarefa fácil, no entanto, os resultados sempre foram satisfatórios. “Como eu não tenho muito tempo, começo pelas prioridades e pendências. Eu sempre me preparei com antecedência, pois assim, já elimina a ansiedade de aprender em cima da hora ou em um curto intervalo”, conta.

Por isso, faça como Cristiane e tenha ótimas conquistas! Boa sorte e conte sempre com o Nube.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe