A nova revolução industrial é caracterizada pela conectividade dos aparelhos, comunicações móveis, redes sociais e inteligência artificial. Trata-se de uma era na qual, as barreiras entre o mundo físico e digital, são praticamente inexistentes e o consumidor está sempre on-line. Conhecer a fundo esse mercado e saber como agir nesse momento de constante mudança irá diferenciar o empreendedor 4.0.

Ao longo dos anos, o empreendedorismo também tem se transformado com os avanços tecnológicos. Estar antenado a essas modificações é imprescindível para quem quer entrar nesse mundo, onde tudo deve ser realizado com excelência e velocidade, pois o cliente está cada vez mais exigente, vigilante e participativo.

As pessoas estão saturadas dos mesmos serviços, produtos e comportamentos, por isso, trazer novas visões e soluções é indispensável para se destacar. “Os millennials, por exemplo, nascidos entre 1980 e 1996, já possuem, de certa forma, uma vantagem dentro do mercado 4.0, pois cresceram em meio à aceleração e a plataformas inovadoras”, explica Flávio Vinte, empreendedor, mentor e consultor de liderança.

A aproximação dos jovens com o próprio negócio, promovida pela tecnologia, é reforçada pela pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), do Sebrae/IBQP, a qual revela o novo perfil do empresário no país. Segundo o levantamento, no ano passado, a participação de indivíduos entre 18 e 34 anos, no total de empreendedores em fase inicial, cresceu de 50% para 57%. Isso significa que são 15,7 milhões buscando informações para abrir uma empresa ou já em atividade no período de até três anos e meio.

De acordo com informações do mesmo estudo, 72% das startups brasileiras são comandadas por quem tem de 25 a 40 anos. “A explicação é o ambiente descontraído típico desses locais, a liberdade para criar e impactar nas estratégias e a possibilidade de desenvolver serviços produzidos por bases tecnológicas”, garante o especialista.

Com menos de 35 anos o carioca Alfredo Soares já fez um pouco de tudo. É publicitário, investiu em um portal com solução de marketing para micro e pequenas empresas. Além de ser palestrantes sobre empreendedorismo e comércio eletrônico, ele também é destaque como influenciador nas redes sociais, compartilhando sua experiência. “Sempre tive muita vontade de ter minha organização. Hoje, tenho uma loja on-line e já estamos em uma fase de expansão. Com isso, quero me dedicar para crescermos não só no Brasil, mas também investir e colaborar para a ascensão fora daqui”, assegura.

E você, está alinhado com as novas necessidades? Fique de olho em nossas matérias e destaque-se!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe