Ser livre é pedir demissão amanhã, não ter horário para trabalhar e ainda viajar o mundo? Não é bem assim. Muitas vezes, somos enganados pela ideia da real liberdade. Atualmente, essa questão está ainda mais ligada à Internet, principalmente por conta de  influenciadores digitais com fotos perfeitas no Instagram.

Para o criador do Movimento Freesider, Fagner Borges, autor do livro “A Jornada da Liberdade”, é possível passar a trabalhar por conta e escolher o próprio horário, mas é preciso se livrar de alguns mitos. “As pessoas são impedidas de tomarem uma atitude para conquistar a soberania por existirem algumas mentiras sobre o seu verdadeiro significado”, conta.

Para Keyla Rocha, assistente administrativa, do Rio de Janeiro, a autonomia seria um importante fator para seu bem-estar e motivação. No entanto, só esse fato não a faria deixar o emprego. “Seria um conjunto de insatisfação. Contudo, um local mais liberal, sem hierarquias absolutas e flexibilidade, seria minha preferência”, conta.

De acordo com o especialista, o primeiro passo é escapar dessas armadilhas. “É possível trabalhar, ganhar dinheiro e ainda aproveitar a vida, mas para isso você precisa se preparar”, explica. Portanto, Borges aponta alguns mitos sobre o assunto:

1. Ser livre é não fazer nada: não é preguiça, as pessoas bem-sucedidas, normalmente, sabem trabalhar com inteligência e produtividade.

2. Quem não viaja o mundo, está preso: nem todo mundo precisa ostentar. Há diversos estilos de vida e apenas um deles é conhecer novos lugares.

3. Trabalho fixo é sinônimo de segurança: caso o colaborador seja demitido, ele deixa de receber 100% da renda. Portanto, ficar dependente de uma única fonte de rendimento não é uma boa alternativa.

4. Ser chefe: independência não se refere a cargo, mas sim com a forma de encarar o trabalho e ter uma rotina agradável

5. É só para quem tem sorte: alcançar o sucesso ou não está relacionado às escolhas feitas e não ao azar ou à falta de inteligência. Para isso, é necessário se desvencilhar de medos e buscar o autoconhecimento!

Assim, vá atrás de sua real motivação para encontrar o bem-estar em sua vida profissional e pessoal e conte sempre com o Nube. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe