O presidente eleito afirmou sua pretensão em levar educação a todos os municípios brasileiros por meio do Ensino a Distância. As ideias de Jair Bolsonaro geraram polêmicas a respeito da eficácia da modalidade, assim como das consequências para o aprendizado. Afinal, o que é verdade e mentira sobre o tema?

O diretor da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed) e pró-reitor da Universidade Positivo, Carlos Longo, esclareceu alguns pontos. Veja a seguir:

Profissionais formados em cursos EAD são menos valorizados, porque ainda há preconceito no mercado: mito.
Eles são tão capazes de se destacar quanto os de matérias presenciais. Além disso, o perfil de quem vai por esse caminho é valorizado, pois exige maior autonomia, capacidade de organização e comprometimento com prazos.  

EAD não funciona para cursos práticos: verdade.
Esses exigem o uso de laboratórios e aulas demonstrativas. Nesse caso, a melhor opção são os semipresenciais, ou híbridos, o qual, como o próprio nome já diz, reúne o EAD (flexibilidade, praticidade, tecnologia aplicada à educação, economia) ao melhor do presencial (aulas práticas e infraestrutura disponível).

Não existe interação social: mito.
A troca social dos alunos na modalidade EAD também ocorre, pois os educandos têm à disposição várias ferramentas, como e-mails, fóruns, chats, além de trabalho em grupo e encontros presenciais nos polos.
 
Os valores são mais acessíveis: verdade.
Suas mensalidades são bem mais acessíveis, principalmente, pela escalabilidade e o baixo uso de instalações. Outra vantagem é o material didático ser disponibilizado gratuitamente nas plataformas on-line. O estudante também economiza em transporte e alimentação.

Marcio Oliverio é coordenador de EAD da Metodista, em São Bernardo do Campo. Para ele, além do preço mais em conta, esse tipo de aprendizado também garante a todos a oportunidade de estudar. “O discente pode cursar uma grande universidade em qualquer região do Brasil”, comenta o professor.

Gostou das dicas? Não deixe de se atualizar e busque sempre capacitação.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe