Como avaliar um candidato para uma oportunidade? Certamente, esse é um desafio para recrutadores e gestores. Por muitas vezes, as dúvidas sobre quais aspectos ponderar antes da contratação podem atrapalhar a análise. Sendo assim, se atentar a essas orientações pode te ajudar!

Paula Silva é gerente de RH, em São Paulo. Para ela, cada vaga deve ser estudada antes de divulgá-la para o mercado. “É necessário saber os interesses por trás daquela admissão. Quais atividades serão executadas por quem for aprovado? Qual o setor de atuação? Se o gestor não participa dessa análise, perguntar a ele sobre quais aspectos esperar de quem é avaliado é importante”, explica.

Para a especialista, a partir dessas informações, é possível partir para uma seleção mais assertiva. “Afinal, será possível separar testes de acordo com a oportunidade. Isto é, se é uma colocação mais voltada ao trabalho em equipe, dinâmicas em grupo podem ajudar mais. Caso sejam delegações mais individuais, um teste prático e conhecimentos em programação neuro-linguística são bons recursos”, pondera.

Ainda segundo Paula, são diversas as possibilidades de definir quem melhor se encaixa com os requisitos básicos estabelecidos. “Para o profissional da área, o qual busca estar sempre antenado sobre como lidar com as mudanças no perfil de quem atua no nicho, procurar palestras, treinamentos e favorecer o networking é imprescindível”, diz.

Com algumas experiências sendo analisada por selecionadores, Larissa Oliveira, formada em Relações Internacionais pela Faculdade de Campinas, diz nunca ter encontrado problemas na maneira como foi avaliada. “A única crítica cabível a ser feita é a ausência recorrente de feedbacks”, conta.

Por isso, se atentar a essas questões e se preocupar em dar uma devolutiva a quem foi reprovado pode garantir, no futuro, colaboradores mais aptos e bem preparados. Assim, a seleção será mais focada nas habilidades e conhecimentos de cada um deles de maneira produtiva.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe