Os jovens entraram de vez no mercado de trabalho. Para os recrutadores, apesar de trazerem inovação, vontade de aprender e proatividade, eles não são agradados facilmente. Segundo pesquisa, publicada no Estadão, os profissionais recém-formados são difíceis de atrair e reter. A principal razão é a busca pela qualidade de vida.

Daniela Boiteux, especialista em gestão de pessoas, do Rio de Janeiro, atrela essa questão a um simples, mas desafiador benefício: motivação. “Comprovadamente, pessoas felizes no seu ambiente de trabalho produzem mais. Logo, não é apenas uma questão de deixar o indivíduo satisfeito, mas também garantir o seu desempenho na empresa”, explica.

As companhias, nesse contexto, precisam entender: os estímulos para as novas gerações já são outros. De acordo com levantamento do Nube, 76% dos jovens valorizam empreendimentos com um projeto de crescimento interno, superando, até mesmo, o interesse em bons salários. Outros fatores também apontados foram: “poder trabalhar em equipe” e “ter espaço para dar ideias”.

Para a executiva de contas, Camila Pedroso, o clima na organização e o relacionamento entre as equipes, líderes e colaboradores, também são pontos altos para o seu engajamento. Para a jovem, é fundamental manter uma boa relação. “Os resultados alcançados são um conjunto dos esforços pessoais e todo o apoio dado pelos colegas. Isso faz muita diferença”, afirma.

Além disso, os mais novos procuram sempre um propósito. Para isso, Daniela acredita ser fundamental investir e criar um vínculo entre corporação e funcionário. Afinal, quando há reconhecimento, liberdade, flexibilidade na jornada de trabalho, atuação das lideranças e a preocupação com a saúde do colaborador, ele entende seu papel naquele lugar e age em sinergia para trazer melhores rendimentos.

Portanto, a especialista aconselha a fazer um mapeamento para entender quais devem ser as prioridades a serem avaliadas, assim, criar programas, benefícios e incentivar a busca por zelo na saúde mental e física. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe