Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-tirar-de-um-bom-feedback-negativo

O que tirar de um bom feedback negativo? 

Notícia | 24/01/2019

Layane Bittencourt

Muitas vezes conseguimos descrever e até criticar outras pessoas, mas, na hora de falarmos sobre nós mesmos, vem um “branco” e não conseguimos responder com segurança. Afinal, ninguém gosta de ser criticado. Contudo, há maneiras de tornar essa situação mais agradável e menos dolorida.

Segundo Mariana Torres, designer de vida e carreira, do Rio de Janeiro, naturalmente, temos dificuldade de olhar para dentro de si. “Sem conhecimento e identificação dos nossos talentos e obstáculos, não investimos nos pontos corretos para nos aperfeiçoar e não enxergamos as ferramentas certas para esse mesmo fim”, explica.
 
Isso só será possível com o autoconhecimento. Contudo, o feedback de alguém também pode ajudar nesse processo, seja ele positivo ou negativo! “Toda conversa informal pode gerar um aprendizado sobre nós”, afirma a coach. Contudo, um diálogo mais formal, por exemplo, com um líder e um colega de trabalho, costuma ser temido.

“Não é fácil escutar, pois temos a crença ilusória: devemos saber fazer tudo e não podemos errar”, explica. Para tirar o melhor proveito da conversa, Mariana aconselha a ouvir com atenção, não demonstrar resistência, entender o porquê, perguntar mais detalhes e questionar como pode melhorar os comportamentos Além disso, é fundamental saber perdoar as falhas, respeitar o seu estado de desenvolvimento e estar disposto a aprender.

Larissa Aparecida é estudante de publicidade e propaganda e teve receio de receber uma devolutiva. Contudo, apesar do desconforto inicial, essa experiência foi essencial para sua jornada. “Fiquei um pouco magoada, mas após analisar a situação, percebi a chance de fazer algo diferente”, conta. Ela, então não desperdiçou a oportunidade e hoje, enxerga esse retorno como algo construtivo. “Mudar e corrigir as coisas não é ruim, o pior é permanecer no mesmo lugar e não evoluir”, afirma.

A princípio pode parecer difícil, mas com o tempo, você vai encarar esse momento com outros olhos. “Aproveite essa possibilidade de aprimorar seu autoconhecimento para alavancar seu desenvolvimento pessoal e, quem sabe, até sua carreira”, finaliza Mariana. Boa sorte e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe