Suas capacidades intelectuais e conhecimento adquirido são critérios fundamentais para crescer na carreira. Afinal, sem preparo teórico, fica difícil gerenciar um time, traçar metas da empresa para o futuro e assumir maiores responsabilidades. Porém, sem inteligência emocional, a trajetória fica igualmente congelada.
 
Para Jacir Venturi, coordenador da Universidade Positivo, quem aprimora as soft skills (competências relacionadas ao seu comportamento), duplica seu rendimento nas hard skills (associadas às habilidades técnicas). “O recado é eloquente em meio a tanta tecnologia: o desenvolvimento cognitivo é importante. Porém, o ambiente abundante em aptidões socioemocionais traz produtividade, felicidade e inovação”, afirma.

Ainda de acordo com o especialista, a teoria gardneriana é essencial para a compreensão do tema. “Esse princípio tem duas premissas básicas: as pessoas são dotadas de inteligências diferentes e, apesar de heranças genéticas, elas podem - e devem - ser aprofundadas”, diz.

Segundo Venturi, os resultados em diversas áreas da vida são melhores quando essa questão não é esquecida. “Em outras palavras, o desempenho é potencializado por meio do pensamento crítico, empatia, afeto, tolerância, colaboração, resiliência, liderança, comunicação interpessoal, gestão do tempo e resolução de problemas”, defende.

Sendo assim, se você quer ter maior destaque entre a concorrência, procurar treinamentos, cursos e caminhos para evoluir essa parte é essencial. Isabela Brunini sabe bem disso. Atualmente, ela é estagiária e estuda publicidade e propaganda na Universidade de Ribeirão Preto.

De acordo com a graduanda, quem investe na evolução de suas aptidões tem mais chances de sucesso. “O conhecimento é muito importante, mas não adianta nada uma pessoa experiente se a vontade de aprender coisas novas é cada vez menor”, pondera.

Portanto, não deixe esse aspecto passar despercebido em sua trajetória. Conheça seus pontos fracos e fortes e saiba, desse modo, quais questões aprimorar e quais erros corrigir. Com isso, o sucesso é inevitável. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe