O ser humano, naturalmente, é resistente à mudanças. Ainda mais quando falamos profissionalmente, pois uma alteração de área, carreira ou empresa envolve muitas questões, inclusive e principalmente, as financeiras. Contudo, qual atitude tomar quando você é desligado do emprego? Saiba mais!

Diante desse cenário, muitos não sabem por onde começar. Desbravar o mercado de trabalho? Adquirir novas competências? Desenvolver pontos limitantes? Empreender? Seja qual for o nosso primeiro passo, segundo Luciana Pacheco, headhunter e coach de carreira, de Salvador, na Bahia, precisaremos investir esforço e tempo.

“Sobretudo, é hora de testar os limites da nossa resiliência. Afinal, muitos candidatos acabam perdendo as expectativas ou desacreditando dos processos de recrutamento. Ou ainda podem cair em algumas armadilhas”, explica. Pensando em te ajudar, a especialista separou algumas dicas:

1. Não use as redes sociais como forma de agredir: a Internet dá muita voz para os indivíduos e, por isso, os profissionais de RH ficam de olho como você se comporta on-line. Desenvolva uma boa conduta pessoal e social.

2. Não podemos transferir nossa parte da responsabilidade: faça uma autoavaliação e perceba quais aspectos devem ser melhorados. Busque se conhecer, mas cuidado com a autocrítica em excesso.

3. Cuidado com as iscas: muitas pessoas costumam “blefar” e dizem: “estou recebendo muitas vagas, não há crise”. Calma. Não desanime por conta disso, mas é preciso permanecer sempre em alerta.

Tatiana Pimenta foi demitida duas vezes, mas para ela, esses acontecimentos foram motivos de comemoração. “O autoconhecimento, a preparação para o momento e a confiança no meu potencial fizeram toda a diferença para essa ser uma história divertida de contar”, afirma. Apesar da surpresa, Tatiana percebeu: era hora de arriscar. Assim, nasceu Vittude, sua própria empresa. “Ser desligada foi o meu melhor presente”, conta satisfeita.

Se espelhe na experiência de Tatiana e aproveite esse momento para se reinventar e se descobrir. Boa sorte nessa sua nova missão!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe