O novo ano já começou e nesse período sempre surgem despesas as quais podem fugir do controle. Velhas conhecidas como o IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, entre outras, fazem parte desse momento. Assim, os sonhos e objetivos podem ficar comprometidos quando não é feito um planejamento.

Diante das dificuldades ou mesmo por impulso de compra, muita gente acaba valendo-se de outros meios. Contudo, o especialista em educação financeira, Reinaldo Domingos, recomenda cautela. “Deve-se evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado, pois isso apenas se tornaria uma bola de neve, devido aos juros altíssimos cobrados”, afirma.

Em boa parte dos casos, tal contratempo pode ser evitado a partir da organização. Para Milena Barbosa, analista de remuneração e benefícios do Grupo Avenida, em Cuiabá (MT), a tarefa é fundamental para viabilizar as metas e investimentos. “Contar com a sorte neste caso não é uma opção para quem almeja conquistar um sonho”, afirma.

Para isso, ela deixa algumas orientações:

1. Priorize as despesas fixas;
2. Defina valores para gastar com lazer, mimos, cuidados pessoais etc;
3. Estabeleça uma quantia mensal a ser economizada;
4. Invista em conhecimento e bens com garantia de retorno.

“Outra dica importante é limitar os gastos com supérfluos, mas não eliminá-los. Afinal, precisamos nos recompensar em determinadas situações e se já estiver dentro do orçamento, as chances de atrapalhar a programação são menores”, finaliza a especialista.

Planejamento é um dos preceitos fundamentais da educação financeira. Quanto antes começar, melhor. Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe