Em todo processo seletivo há dois agentes de busca: a empresa e o candidato. Ambos estão empenhados em seus respectivos objetivos, encontrar um profissional para o seu time e conquistar uma boa chance. Por isso, a espera de retorno é grande. Ao final, essa questão se torna um problema, pois muitas organizações ignoram a necessidade de comunicação com quem foi desclassificado.

Segundo o Global Talent Rends Report, do LinkedIn, um dos maiores fatores de frustração para quem participa  de uma entrevista é nunca receber um feedback para saber com melhorar. Para Talitha Annunziata, analista de RH do Rio de Janeiro, além de gerar frustração, a falta de devolutiva deixa o indivíduo com um sentimento de incapacidade, pois não sabe qual é o caminho do desenvolvimento. “A pessoa cria uma expectativa e fica esperando a resposta. Informá-lo o motivo, já dá um norte para ele se conhecer melhor e se adequar para as próximas chances”, explica.

As corporações também ganham com isso. Entre os principais motivos estão:

1. Futuras colaboradores: esse perfil não é compatível para a vaga atual, mas tem características parecidas com a cultura da empresa. Por isso, manter contato pode ser interessante para outras oportunidades.
2. Imagem da marca: a Internet e as mídias sociais deram mais poder de voz às pessoas. Portanto, uma má experiência de alguém pode se espalhar na rede e impactar o seu empreendimento.
3. Eles podem ser seus clientes: os profissionais se movimentam entre departamentos e companhias, há chance de ele ser um futuro parceiro. Não deixe isso prejudicar diretamente os resultados de seu negócio.

Marina Sacchi, estudante de gestão de recursos humanos, vê esse tipo de atitude fundamental para quem está iniciando a carreira, como ela. Com isso, para a jovem, fica mais fácil identificar os pontos a melhorar para as próximas dinâmicas. “Ainda não recebi, mas seria positivo para o meu desenvolvimento”, conta.

Lembre-se: uma boa experiência faz toda a diferença. Invista nessa questão e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe