Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
3-motivos-para-dar-feedback-aos-candidatos

3 motivos para dar feedback aos candidatos 

Notícia | 15/01/2019

Layane Bittencourt

Em todo processo seletivo há dois agentes de busca: a empresa e o candidato. Ambos estão empenhados em seus respectivos objetivos, encontrar um profissional para o seu time e conquistar uma boa chance. Por isso, a espera de retorno é grande. Ao final, essa questão se torna um problema, pois muitas organizações ignoram a necessidade de comunicação com quem foi desclassificado.

Segundo o Global Talent Rends Report, do LinkedIn, um dos maiores fatores de frustração para quem participa  de uma entrevista é nunca receber um feedback para saber com melhorar. Para Talitha Annunziata, analista de RH do Rio de Janeiro, além de gerar frustração, a falta de devolutiva deixa o indivíduo com um sentimento de incapacidade, pois não sabe qual é o caminho do desenvolvimento. “A pessoa cria uma expectativa e fica esperando a resposta. Informá-lo o motivo, já dá um norte para ele se conhecer melhor e se adequar para as próximas chances”, explica.

As corporações também ganham com isso. Entre os principais motivos estão:

1. Futuras colaboradores: esse perfil não é compatível para a vaga atual, mas tem características parecidas com a cultura da empresa. Por isso, manter contato pode ser interessante para outras oportunidades.
2. Imagem da marca: a Internet e as mídias sociais deram mais poder de voz às pessoas. Portanto, uma má experiência de alguém pode se espalhar na rede e impactar o seu empreendimento.
3. Eles podem ser seus clientes: os profissionais se movimentam entre departamentos e companhias, há chance de ele ser um futuro parceiro. Não deixe isso prejudicar diretamente os resultados de seu negócio.

Marina Sacchi, estudante de gestão de recursos humanos, vê esse tipo de atitude fundamental para quem está iniciando a carreira, como ela. Com isso, para a jovem, fica mais fácil identificar os pontos a melhorar para as próximas dinâmicas. “Ainda não recebi, mas seria positivo para o meu desenvolvimento”, conta.

Lembre-se: uma boa experiência faz toda a diferença. Invista nessa questão e conte sempre com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete