Hoje, investir em formação e desenvolvimento de habilidades técnicas é imprescindível para conquistar espaço entre o mercado de trabalho de quase todas as profissões. Entretanto, a valorização das capacidades comportamentais também vem crescendo e essas, por sua vez, dificilmente são ensinadas em sala de aula.

Justamente por isso, pensar em meios de tomar cuidado com seus hábitos e costumes é essencial para se destacar em meio à alta concorrência em entrevistas e até mesmo nas corporações. Nesse quesito, está inserido o modo como você dialoga e interage com os outros.

Para o especialista em marketing, Van Marchetti, a comunicação não pode mais ser uma competência falha em avaliações e feedbacks. “Não se trata somente sobre os assuntos falados, mas sobre o modo com as pessoas interpretam a mensagem. Isso faz toda a diferença”, defende.

Sendo assim, Marchetti listou algumas dicas para quem não quer cometer deslizes ao interagir no ambiente corporativo. São elas:
 
1. Perceba o público-alvo. Ao conversar com alguém, preste atenção nas palavras dessa pessoa e desenvolva a escuta ativa. Também observe seu tom de voz e as expressões durante toda a fala.

2. Desenvolva a autopercepção. Já é certeza: você se preocupa com o conteúdo abordado em seus discursos. Porém, você já notou a maneira utilizada para entregar suas ideias? Verifique sua postura, pois a linguagem corporal deve ser um importante foco de estudo e desenvolvimento.

3. Controle a ansiedade. Ao perceber o sentimento de querer terminar algo logo, pare, faça uma profunda respiração e se coloque no estado de presença. Agradeça pela oportunidade de realizar aquela atividade. Automaticamente, irá obter maior tranquilidade e sensação de calma.
 
4. Perca a timidez. Essa é considerada a grande vilã das falas em público. De onde ela vem? Do medo de expor nossos pensamentos e sermos criticados. É preciso sair da zona de conforto e buscar alternativas de aprendizados com comunicação mais persuasiva.

Karoline Rigacci cursa psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. De olho no futuro, a estudante acredita ser importante colocar seu ponto de vista para ouvir outras opiniões e, assim, amadurecer e crescer. “Isso gera uma melhor comunicação e nos faz conhecer melhor os outros”, expõe.

Portanto, se policie em relação a isso e exercite sempre suas habilidades para garantir maior êxito. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe