Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-dizer-nao-no-trabalho

Como dizer não no trabalho? 

Notícia | 10/01/2019

Layane Bittencourt

Já passou por esse cenário: você está atolado de projetos e seu chefe desenvolve uma nova iniciativa e te pede para liderá-la. Você ignora os avisos de sua cabeça e, para sua própria surpresa, aceita a tarefa extra. Como falar não na empresa pode lhe auxiliar nessa situação? Saiba mais!

Apesar de parecer auto-sabotagem, fomos feitos para dizer sim a pedidos, mesmo sem querer. É culpa da natureza humana a necessidade constante de agradar outras pessoas. “A aceitação é vista como um mecanismo de sobrevivência. Recusar, faz você pensar: as pessoas terão uma impressão negativa”, pontua Lauren Moon, senior content marketing manager da Trello.

Segundo a especialista, aceitar outro plano significa esquecer das próprias atividades. Isso impacta diretamente sua produtividade. “Concentrar-se em questões relevantes é a chave para se ter um volume de trabalho mais coeso e, por fim, um resultado final melhor. Para isso, você precisa estar consciente do seu próprio gerenciamento de tempo”, evidencia.

Para isso, Lauren indica utilizar o conceito DOC para te ajudar quando se sentir pressionado e ponderar se vale a pena aceitar uma nova proposta:

D, de distração do dia a dia: considere se vai tirar o foco de suas responsabilidades normais do serviço ou será apenas um complemento.

O, de objetivos relacionados: identifique se o pedido está alinhado às suas metas ou se pode afetar diretamente o negócio.

C, de considere o lado positivo: talvez você esteja buscando fazer uma transição para novos aprendizados e esse afazer vai colaborar para demonstrar essa intenção.

Pensando nesse último ponto, Karoline Rigacci, dificilmente diz não e está sempre disposta a contribuir. Para a estudante de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, o principal motivo de sua atitude é o crescimento próprio. ”Precisamos sempre buscar o melhor para aprimorar nossos conhecimentos e superar as dificuldades”, conta a jovem.

Lembre-se: não há problema em tomar esse comportamento, se não colocar em risco o seu próprio bem-estar. “O poder de aprender a dizer não traz liberdade e quanto exercemos esse direito, mais a vontade nos sentimos”, finaliza Lauren.

Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe