Em um mundo de informação democratizada por conta do advento da Internet, a bagagem de conhecimentos técnicos já não é mais tão valorizada. Evidentemente, o conteúdo teórico da sua formação profissional é indispensável, mas hoje, há um aspecto tão importante quanto: seu comportamento.

Sendo assim, habilidades conhecidas como “soft skills”, voltadas justamente às suas atitudes no ambiente corporativo, têm ganhado grande destaque entre gestores e recrutadores. Essa atenção deve-se justamente para promover cada vez mais a alta performance e diminuir a desmotivação entre os colaboradores.

Um dos fatores responsáveis pela perda de engajamento em uma empresa está ligado a intrigas e confusões com seus colegas. Sendo assim, o psicólogo americano Will Schultz propôs um método para aperfeiçoar as relações com base na tomada de consciência sobre as próprias necessidades: a ferramenta FIRO-B.

Esse recurso, desenvolvido ainda em 1958, serve como um estímulo para o autoconhecimento, pois, quando sabemos quem somos, podemos nos comunicar com nossas expectativas de forma genuína. Para Schultz, a autoestima influencia no nosso comportamento.

“Gostar de si e entender suas emoções, portanto, ajuda a garantir a produtividade e a colaborar mais com os colegas. A satisfação pessoal é sentida por todos e se torna contagiante.” explica Adriana Fellipelli, CEO em Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional.
 
Sendo assim, a chave para uma boa interação com quem divide o mesmo espaço em uma empresa é estar bem consigo. Afinal, quando esse aspecto é favorecido, o respeito às diferentes posturas, opiniões e atitudes é mais fácil de ser alcançado. Além disso, a prática da empatia também se torna indispensável.

Como estagiária de marketing no Rio de Janeiro, Mariana Gama, soube aproveitar bem a interação com seus companheiros para crescer na carreira. “No estágio, aprendo diariamente com o meu gestor e com outras pessoas da mesma área, tais como analistas, gerentes e até diretores”, relata.
 
Segundo a universitária, o mercado onde ela atua exige atualização constante e uma busca maior por novos conhecimentos.  “Como é um nicho de constante transformação, se eu deixar algo de lado, fico para trás”, continua a estudante. Para ela, principalmente quem trabalha com comunicação precisa ter boas capacidades de conversação e interação com diferentes grupos de pessoas. “Isso ajuda a construir uma rede de contatos”, finaliza.

Portanto, seja o agente da mudança e comece a aperfeiçoar o respeito e a simpatia. Assim, você abrirá portas em seu caminho. O Nube te deseja sucesso!

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