Segundo  pesquisa do Nube, o uso incorreto da língua portuguesa reprova 46% dos estudantes em processos seletivos. Este problema está ligado ao abismo existente entre a fala e a escrita. Quem não lida com a redação no dia a dia dificilmente se lembra da norma culta. Contudo, é preciso ficar atento, pois esse fator é decisivo no meio corporativo.

Pensando nisso, a estagiária Clara Guido não deixa passar incertezas sobre o tema. “As vezes tenho dificuldade com coisas muito pequenas. Porém, como minha mãe é formada em Letras, sempre recorro a ela em caso de dúvidas”, afirma. A postura é acertada, pois a não observação desse detalhe pode prejudicar até mesmo a reputação.

Para Emanuella Velez, consultora de recursos humanos do Grupo Tupan, em Maceió (AL), o exame básico da competência é muito importante, apesar de muitas vezes ser ignorado. “Afinal o jovem vai precisar passar e-mail, fazer relatórios, conferir documentação e protocolar alguns arquivos. Se existir, nesses casos, erros de grafia ou com a própria coesão do texto, o trabalho pode ser comprometido e a mensagem não ser passada da forma correta”, explica a especialista.  Ela deixa algumas dicas para melhorar o domínio do idioma nativo:

- Busque ler mais, pois essa tarefa influencia diretamente no texto e amplia o vocabulário;
- Aproveite a Internet para fazer cursos e se aperfeiçoar.

Para compreender seu nível e procurar corrigir possíveis deslizes, faça o Teste Ortográfico do Nube e avalie seus conhecimentos. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe