A correria do cotidiano, o trabalho, o estudo... O cérebro é submetido diariamente a múltiplas tarefas, as quais requerem muitos esforços. Por essa razão, é importante parar para recarregar as energias. Para quem sente culpa ao descansar, a notícia é boa: a ciência explica e alivia esse peso!

"Pensar cansa", diz a neurocientista Suzana Herculano Houzel. “O aspecto curioso da exaustão da mente é o fato dele ser específico para partes, as quais trabalham intensamente”, explica. Então, se você passa muito tempo fazendo contas de cabeça, esgota a sua capacidade de lidar com números. “Contudo, ainda é possível ir tocar piano, ler um livro, ou fazer alguma atividade, cuja atuação ocorra nos outros sistemas de sua cabeça”, declara.

Por isso, tirar férias e repousar é tão essencial. Segundo estudos, a atividade cerebral se reorganiza completamente durante esse período. Diversas pesquisas científicas revelaram o fato das áreas ativadas no cérebro, quando estamos descansando, serem diferentes de quando estamos trabalhando.

Isso porque o sistema nervoso tem duas vias principais de neurônios: uma positiva, também chamada de “rede de controle executivo” - conectada quando realizamos e focamos em uma ação – e outra conhecida como “rede de processamento padrão” ou “de tarefas negativas”, acionada em um fim de semana ou durante as folgas.

Solange Jacob é Diretora Pedagógica do Método Supera, rede com filial inclusive no Rio de Janeiro. Para ela, “ambas são necessárias para nossa vida e nos levam a grandes descobertas”. Por isso, o equilíbrio é fundamental. “Por meio do ócio resolvemos os nossos problemas mais complicados com boas ideias. Afinal, estamos mais relaxados e menos estressados”, conclui.

Portanto, permita-se sair um pouco da rotina pesada e tire um tempo para si próprio. Depois, conte pra gente os resultados!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe