Dúvidas e nervosismo são comuns para quem encara um processo seletivo, principalmente se for a primeira vez. Segundo pesquisa do Nube, para 40.67% dos jovens, o principal desafio é explicar por que a empresa deve contratá-los.

Segundo a psicóloga, Dafny Arimateia, os principais fatores avaliados estão relacionados à postura e comunicação. “Nesses quesitos é necessário falar sobre sua carreira. Caso esteja mirando o primeiro cargo, o ideal é assinalar quais foram os planos traçados para atingir o alvo, bem como as metas de estudo”, elucida.

Diante desse cenário, o selecionador tem o papel categórico de olhar nos olhos dos participantes a fim de conhecê-los antes de tomar a decisão final. É válido lembrar: neste momento ele representa a imagem da empresa e os candidatos também são clientes.

Para Ana Luiza Velasco, analista de redes sociais da AM4, no Rio de Janeiro (RJ), a atitude é fundamental e o recrutador pode deixar o processo mais tranquilo. “Fazer perguntas pessoais ajuda muito. Sobre família, religião, hobbies… é uma maneira de humanizar a entrevista e deixar o candidato mais à vontade para se expressar, sem medo de errar. Dar um sorriso e não ficar com cara de mal também contribui”, afirma.

Uma boa dica é elaborar um levantamento cuidadoso do perfil da vaga, bem como realizar a entrevista focando nos requisitos essenciais. AInda é válido contar com empresas especializadas, como agentes de integração.

O Nube deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe