A época de vestibular chegou e a tendência é muitos candidatos deixarem de dormir ou reduzirem seu tempo de sono para estudar mais. No entanto, essa atitude pode ter efeito contrário ao esperado, prejudicar o processo de aprendizagem e, consequentemente, o desempenho na prova.

Um estudo, realizado pela Universidade de Zurique, apontou o fato da má qualidade do descanso interferir no relaxamento dos neurônios, impedindo o cérebro de guardar memórias recentes. Já quem se aquieta por mais tempo ou apresenta um repouso de melhor qualidade pode atingir um resultado quase três vezes melhor no ensino.

Segundo a Consultora do Sono da Duoflex, com sede em Vinhedo - Campinas, Renata Federighi, o ato regula funções importantes do organismo e tem um papel essencial na manutenção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos. “Ao contrário do imaginado por muitos, a psique não para enquanto dormimos. Durante esse período consolidamos o conteúdo aprendido durante o dia e retemos na lembrança”, ressalta.

Então, se privar dessa ação pode provocar cansaço, irritação, dificuldade de raciocínio e concentração e alteração de humor. “Por isso, é importante os estudantes terem uma rotina disciplinada e seguirem algumas dicas simples. Se atentar à postura, usar um travesseiro confortável, com sustentação para a cabeça e o qual alinhe a coluna, manter o ambiente arejado, o mais silencioso e escuro possível e seguir uma alimentação leve e saudável”, orienta.

Almir Ferreira de Sousa é professor do cursinho pré-vestibular da FIA - Fundação Instituto de Administração. Além de uma boa noite de sono, para ele, é válido contar com um apoio psicológico também. Assim, é possível adquirir mais segurança e diminuir o estresse. “Esse é um aspecto muito importante, pois eleva a autoestima, o autocontrole e a autoconfiança dos estudantes”, conclui o professor.

Com a cabeça e o corpo em dia, será mais fácil obter sucesso. Então, não se esqueça de cuidar também desses pontos!

Boa sorte.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe