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O que você acha sobre feedback? 

Notícia | 01/01/2019

Cláudia Giannoni

As devolutivas ganham a cada dia maior espaço dentro das companhias. Isso acontece, pois, os jovens com sede de aprendizado e desenvolvimento almejam por avaliações constantes sobre seu desempenho. Pensando nisso, realizamos a seguinte pesquisa: “o que você acha do feedback?”. Saiba mais!

Comprovando a demanda por respostas contínuas a cada função executada no dia a dia do trabalho, a grande maioria, 90,06%, ou 18.653 votantes, disseram: “acho muito importante! Sempre me ajuda a evoluir”. Para o analista de treinamento, Everton Santos, esse resultado se dá em decorrência de uma cultura inovadora. “Hoje, existe um interesse muito grande na qualidade de vida do funcionário. Logo, as organizações se preocupam em entender qual a dinâmica de suas equipes, para validar a individualidade de cada um e proporcionar um ambiente mais harmonioso”, explica.


O estudo ocorreu em todo o país e contou com a interação de 20.711 participantes, de 15 a 26 anos. O período analisado foi entre 5 e 16 de novembro. Assim, Outros, 5,66% (1.172) afirmaram: “serve para ajustar posturas, mas pode frustrar as pessoas”. Para isso não ocorrer, o mais apropriado é conhecer os seus talentos, pois esse passo trará uma sensibilidade no processo e permitirá ser mais assertivo na maneira de se expressar. “Já para os avaliados, cabe manter-se atento a todas as informações, refletir sobre a conversa e melhorar os pontos indicados”, indica. Já para 2,95% (611) é indiferente: “se tenho ou não tenho, nada muda na minha rotina”. Para esses, é preciso repensar o comportamento e se manter mais aberto à fala do supervisor. “Sem um vínculo construído e ambos envolvidos realmente no diálogo, a troca será de fato improdutiva. Por isso, a recomendação é tornar a experiência reflexiva e com frutos para uma maior produtividade”, enfatiza o especialista.

“Desnecessário, é um tempo perdido” foi a resposta concedida por 1,33% (275). Contudo, para esses, fica um alerta: o feedback torna a relação mais transparente, favorece a comunicação e deixa claro os aspectos a serem revistos e melhorados. “Por isso, o indicado é aproveitar esse espaço para ouvir, expor os pensamentos e realizar uma autoanálise. Assim, será possível contribuir com melhorias, aperfeiçoar sua imagem profissional e tomar decisões mais assertivas no ambiente corporativo”, aconselha Santos. Também vale lembrar aos gestores o fato da situação não ocorrer apenas para apontar erros, mas ser uma grande oportunidade para indicar acertos. “Então, deixe o local menos tenso, com um sorriso ou um comentário informal”, finaliza.

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