A antiga ideia de “manda quem pode, obedece quem tem juízo” está ultrapassada, principalmente para o ambiente corporativo. Afinal, o poder de ordenar e delegar tarefas de modo impositivo pode desmotivar o novo perfil profissional. Sendo assim, estudar meios de aplicar as obrigações de maneira humanizada é fundamental.
Embora cheia de desafios, a vida de quem é gestor pode ser facilitada, na visão dos jovens. Segundo uma pesquisa realizada pelo Nube, 87% dos mais novos associam a assertividade do gerenciamento ao modo como o líder age com a equipe. Sendo assim, promover interações fortes e transparentes pode ser a melhor saída.
Além disso, de acordo com um estudo promovido pela McKinsey, 75% dos colaboradores atuantes nos Estados Unidos, associam o chefe à parte mais chata de seu trabalho. Portanto, para evitar fazer parte dessa estatística e coordenar equipes com assertividade, é necessário se aproximar do time.
Luciana Carreteiro atua como coach executiva e diz: “todo superior deve fazer uma autoanálise, respondendo à pergunta ‘em uma escala de um a dez, como sua equipe te avaliaria?’”. Ainda para a especialista, é necessário descrever os benefícios de aprimorar seu modelo de chefia e ficar de olho nas estatísticas semanalmente. Afinal, segundo ela, os resultados tendem a ser maiores quando você se atenta a essa questão.
Para a estudante e estagiária Ana Beatriz Araujo, de São José dos Campos, quem direciona um grupo deve se aproximar e se atentar aos detalhes. “Se fosse supervisora, tentaria fazer meu time me ver como uma pessoa de confiança, com quem eles poderiam partilhar não apenas das dificuldades da empresa, como as da vida pessoal, caso necessário. Me esforçaria para ser a facilitadora, tentando ajudar o máximo possível”, conta.
Agora, busque somar essas orientações à sua rotina e promova maior engajamento entre todos. Conte sempre com o Nube!