A tecnologia ganha cada dia mais importância dentro das empresas e conforme a demanda por profissionais aumenta, a lista de competências atribuídas aos cargos também cresce. Apesar do mercado nacional ainda viver uma escassez muito grande por especialistas técnicos, nossa carência por profissionais de tecnologia com habilidades de liderança, empreendedorismo e comunicação, as chamadas soft skills, é ainda maior.

De modo geral, apesar de sua relevância, o planejamento de carreira não é uma prioridade entre os brasileiros. “É comum encontrar quem deseja crescer dentro de um segmento e planeja cursos para sua especialização. No entanto, as habilidades comportamentais, emocionais e de relacionamento interpessoal são completamente negligenciadas”, afirma Felipe Harmel, headhunter da Yoctoo.

Os engenheiros de dados, por exemplo, devem investir em habilidades ligadas à sua atuação, como pensamento crítico, visão de negócio, espírito de dono e resiliência. Agora se o objetivo é buscar posições mais ligada à estratégia, o ideal é focar em liderança, comunicação, empreendedorismo, criatividade e inovação.

Clarisse Andrade é professora de soft skills no Rio de Janeiro e garante: “para obter sucesso nessas empreitadas, o ideal é pensar fora da caixa. As oportunidades não estão na academia tradicional. Para se aprimorar, é necessário buscar outras ferramentas, como cursos livres e coaching".

O ambiente organizacional demanda cada vez mais de talentos autônomos. Então, para Harmel, o ideal é se desenvolver em cima de suas qualidades e pontos de melhoria. “Nesse sentido, é indispensável receber feedbacks constantes sobre questões a serem mantidas e melhoradas”, assegura.

Somente com uma meta estabelecida é possível buscar aperfeiçoamento. Portanto, trace um plano e persevere!   

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe