Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-papel-de-um-bom-mentor

O papel de um bom mentor 

Notícia | 21/12/2018

Layane Bittencourt

Explorar um ramo tão inovador quanto o empreendedorismo pode deixar muitas pessoas apreensivas. Por isso, contar com quem já tem uma bagagem profissional pode fazer a diferença para seu êxito. Segundo uma pesquisa realizada pela Executive Coaching Survey, nos Estados Unidos, 93% das startups admitem: a mentoria é um instrumento para o sucesso!

Normalmente, quem realiza essa prática tem anos de mercado disponíveis para oferecer uma tutoria ou apadrinhamento para auxiliar os mais novos. Segundo a coach Rebeca Toyama, o recurso é “uma troca, na qual cada indivíduo se apropria de sua história e de seu projeto de vida”. Para ela, a experiência não pode ser transmitida em livros, pois, apesar de apresentar alguns padrões, cada caso é ímpar.

Essa técnica também é aplicada entre gestores e colaboradores, a fim de aproximar a relação entre eles. “Muitas vezes é um desafiador processo de erros e acertos, entre os mais experientes e quem está no início da carreira ou acabou de ascender a novas responsabilidades”, afirma a coach.

Gustavo Struziato Mazuqueli é estudante de ciências econômicas, da Universidade Estadual de Campinas e sempre teve admiração por seus superiores. Para ele, contar com a vivência e as histórias de quem já está no meio, anima e impulsiona os mais novos. “Em momentos de dúvidas, sempre penso em quais saídas meus exemplos tomariam”, conta.

No entanto, para a técnica ser bem-sucedida, o relacionamento entre mentor e mentorado deve apresentar uma sintonia. Enquanto o primeiro necessita estar aberto ao aprendizado, o segundo precisa ser preparado para orientá-lo. Para Rebeca, o seu papel consiste em:

- Criar uma relação de aconselhamento positiva e um clima propício para uma comunicação franca;
- Ajudá-lo a identificar desafios, oportunidades, bloqueadores e paralisadores de seu método de evolução;
- Conduzi-lo no procedimento de solução de problemas;
- Dividir suas histórias de sucesso e equívocos;
- Admitir honestamente suas eventuais limitações e indicar, quando for o caso, outros profissionais para auxiliá-lo;
- Dar e solicitar feedback sobre o progresso da interação;
- Preparar-se seriamente para cada encontro.

Tire sua ideia do papel e procure uma pessoa para te guiar. Assim, se sentirá mais confiante e terá mais chances de êxito!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete