Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
pesquisa-revela-como-jovens-lidam-com-a-frustracao-de-nao-ser-promovido

Pesquisa revela como jovens lidam com a frustração de não ser promovido 

Notícia | 20/12/2018

Cláudia Giannoni

O dinamismo e o desejo de rápida ascensão, comuns das novas gerações, trazem um panorama diferente ao mercado de trabalho. Em meio a outra realidade, nem todos os gestores estão preparados para lidar com os ingressantes no mundo organizacional. Por outro lado, muitos jovens também não têm a paciência necessária para adquirir a experiência de cada função e, então, crescer. Pensando nisso, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios realizou uma pesquisa com o seguinte enfoque: “se você espera uma promoção e ela não vem, o que faz?”. O resultado apontou variadas posturas.

O estudo ocorreu entre 19 e 30 de novembro e contou com a participação de 23.112 pessoas de todo o Brasil. A faixa etária girou entre 14 e 27 anos. Com 54,86%, ou 12.680 votos, a opção: “vou questionar os motivos e entender como posso melhorar”, foi a mais apontada. Para Lucas Fernandes, analista de treinamento do Nube, é sempre bom tentar compreender quais são as razões pelas quais um profissional não subiu de cargo ou salário. “Porém, essa atitude é diferente de cobrar uma resposta. A ação deve ser uma forma saudável de conhecer pontos de melhoria e crescimento. A conversa com um superior exige muito bom senso e autoconhecimento”, indica.

Já 40,26% (9.304) disseram: “eu compreendo, afinal posso ainda não estar preparado”. A postura é válida, pois, antes de qualquer pretensão, é importante se atentar às necessidades da empresa, saber quais as melhores formas de atingir os objetivos e demandas propostas. “Ainda assim, o funcionário pode investir em competências importantes em qualquer área, como a capacidade de atuar em equipe, lidar com a diversidade, ter inteligência emocional e comunicação clara e assertiva”, explica o especialista. Além disso, é importante ser flexível e sempre trabalhar construindo parcerias.

Todavia, nem todos assimilam a decisão do líder. Assim, 4,14% (956) revelaram: “fico muito frustrado e começo a procurar um novo emprego”. Para esses, é preciso refletir sobre seu comportamento. “Afinal, se a cada objetivo não alcançado, o colaborador decidir sair da companhia, possivelmente, não se desenvolverá em nenhuma”, enfatiza. Enfrentar as derrotas é uma grande habilidade. “Por outro lado, mesmo sem promoções é fundamental a gestão trabalhar com campanhas de reconhecimento das conquistas entregues por sua equipe. Do contrário, o turnover será inevitável!”, complementa.

Por fim, 0,74% (172) comentaram: “desabafo com amigos, pois questiono a avaliação do meu gestor”. Sem dúvidas, esse é um desafio e uma demanda das corporações, lidar com integrantes cada vez mais autônomos e críticos. “A melhor forma de construir essa relação é considerar a flexibilidade e engajamento de ambas as partes”, assegura Fernandes. Logo, o  trabalhador deve exercitar a paciência e aproveitar a experiência de sua jornada e o comandante, por sua vez, precisa mudar de atitude. “A velha estrutura organizacional baseada em hierarquias rígidas e no “manda quem pode, obedece quem tem juízo” já não funciona mais. É tempo de transformação e nunca é tarde para se renovar e valorizar mais seu time”, finaliza.

Fonte: Lucas Fernandes, analista de treinamento do Nube
Serviço: Como os jovens lidam com a frustração de não ser promovido?

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 7.500 empresas clientes, 14 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 800 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 11 milhões de ligações, enviados 3,2 milhões de SMS e encaminhados 750 mil candidatos. O banco de dados conta com 4,5 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas.
 
O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Linkedin e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe

Enquete