A necessidade de encontrar uma resposta para uma dificuldade, de criar algo ou mesmo de reinventar conceitos são pontos os quais exigem criatividade. Embora essa seja uma capacidade humana, nem todas as pessoas conseguem potencializá-la. No entanto, ela pode ser aprendida!

Algumas pessoas conseguem estimular a habilidade escutando música, lendo, ou conversando com alguém. Outras encontram no silêncio um grande aliado. A questão é: estar em lugares diferentes estimula a mente para o desenvolvimento de novas ideias.

Segundo Patrícia Lisboa, head trainer e hacker comportamental, há outra maneira de trabalhar essa característica: não focar nos problemas e sim nas soluções. “É importante olhar os acontecimentos por outro ângulo, não apenas pela perspectiva inicial. É preciso ainda ousar. O ser humano, em geral, tem medo de errar, e esse receio ‘sabota’ a criatividade”, explica.

Portanto, de acordo com a especialista, para inovar é necessário descobrir mais de uma alternativa, tentar ir para um caminho talvez nunca imaginado ou escolher um rumo já conhecido, mas pegando diferentes curvas. “Para criar você precisa ‘nadar contra a corrente’. É o famoso ‘pensar fora da caixa’, fugir do comum e descobrir mais caminhos”, aponta.

Felipe Gonçalves é estagiário na Sabic (Saudi Basic Industries Corp), de Campinas e lida com problemas diariamente. Para ele, propor novidades não é difícil, pois sua área apresenta mais liberdade para propor algo diferente. “Ao ver pontos positivos e negativos, eu me esforço para meu trabalho não ser algo mecânico. Inclusive, meus superiores consideram esse o meu destaque”, conta.

No ambiente corporativo, uma pessoa com esse potencial surpreende ao utilizar estratégias capazes de gerar novos produtos, formas diferentes de fazer negócios, de vender serviços ou de atrair clientes. “O mundo está em frequente transformação e não podemos nos restringir às mesmas ideias”, finaliza Patrícia.

Solte a imaginação e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe