Por conta da crise econômica atual do país, muitos estão desocupados: no terceiro trimestre do ano, tivemos um total de 11,9% da população sem trabalhar. O número é ainda maior para quem é jovem: mais de 25% dos mais novos são atingidos pela ausência de oportunidades.

Para vencer essa situação desafiadora, é necessário estar disposto e focado. Afinal, para encontrar uma chance adequada ao seu perfil, entusiasmo é essencial. Por isso, o coach, empreendedor e analista comportamental, Rodolfo Vasconcellos, listou algumas dicas para conseguir vencer as adversidades. Acompanhe:

1. Autoconhecimento. Identifique seus valores, motivações, interesses e talentos;


2. Descubra as suas competências. Saiba qual nicho te daria a oportunidade de satisfazer seus interesses e utilizar suas habilidades;


3. Analise o setor. O futuro e as mudanças estão chegando cada vez mais rápidos. Nesse contexto, questione as características do mercado de sua profissão e desafios desse ramo. Também pondere as chances de crescimento e desenvolvimento da área;


4. Defina os seus objetivos. Onde você quer chegar ou qual vaga você deseja verdadeiramente conquistar? Com as respostas deste passo e dos anteriores, você terá elementos suficientes para transformar uma mera intenção de encontrar o trabalho ideal em um objetivo concreto;


5. Elabore um plano de ação. Depois de definir o foco, relevante e atingível, é o momento de planejar quando e como chegar lá.

Tão importante quanto estar apto a executar tarefas no mundo corporativo, se sentir feliz com suas decisões na carreira é fundamental. Nathalia Soares sabe bem disso. Ela estagia em engenharia de produção, no Rio de Janeiro e afirma: “se você está satisfeito com suas escolhas, a produtividade aumenta significativamente”.

Por isso, procurar a excelência em todos os aspectos da sua vida, inclusive no profissional, é essencial para conseguir sucesso. Acredite sempre em seu potencial, pois o Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe