Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, as mulheres têm mais frequência no ensino médio e maior proporção de formadas no nível superior. Contudo, a realidade se transforma no mercado de trabalho: elas ocupam apenas 37,8% dos cargos gerenciais nas empresas, enquanto os homens correspondem à 62,2%. Assim, evidencia-se em mais um aspecto a desigualdade de gênero do país. Como seria viver uma realidade diferente?

Na Aldeia Verde, localizada próximo ao município de Ladainha, no Vale do Mucuri (MG), as coisas são diferentes. O povo indígena Tikm’n ou Maxakali apresenta papeis fortes e poderosos para o sexo feminino. Elas são responsáveis, por exemplo, pela extração da casca da embaúba, além de separarem a fibra, produzirem a linha e objetos derivados. A importância desta atividade traduz-se nos rituais intermediários, os quais envolvem mediação e interação com espíritos, na crença da tribo.

“Algumas mulheres adquirem maior inteligência corporal, intelectual e espiritual. Elas dominam cantos, histórias, manipulação de substâncias e produção de artefatos e são capazes de intervir mais nos processos xamânicos e de cura”, explica a antropóloga Claudia Magnani, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No mundo empresarial, muitas vezes as profissionais ainda enfrentam o preconceito. Para Jhennifer Cardoso, estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as companhias precisam não apenas se atualizar, mas estar à frente nas transformações e inclusão de gênero. “Não basta contratar pessoas do sexo feminino. É preciso incentivá-las e garantir um ambiente livre de opressões e assédio, auxiliando o crescimento corporativo e pessoal delas”, opina a jovem.

Mulher, você pode ser quem quiser! Conte sempre com o Nube.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe