Se você está com dificuldades para encontrar uma colocação no mercado de trabalho, listamos aqui algumas dicas para sua capacitação. Em um ambiente cada vez mais competitivo, buscar diferenciais é essencial. Acompanhe!

Alguns passos, mesmo já sendo do conhecimento da maioria dos jovens, ainda passam batido. Por isso, listamos algumas coisas imprescindíveis, mas ainda em falta em muitos candidatos.

1. Tenha vontade de trabalhar e ganhar o seu dinheiro

Com o turbilhão de assuntos na cabeça durante a adolescência, às vezes a inserção no universo organizacional pode ficar de lado. Contudo, é hora de começar a se familiarizar com esse mundo e construir um networking.

2. Tenha uma boa experiência de estágio

Mesmo se não for carga-horária obrigatória em sua faculdade, realize a atividade. Só assim descobrirá como é o dia-a-dia da profissão e com quais oportunidades e desafios vai se deparar no cotidiano.

3. Fique ligado nas exigências

Atualmente, as empresas estão mais interessadas no comportamento socioemocional dos seus colaboradores, principalmente devido à crescente inserção da automação e da inteligência artificial no cotidiano. Nesse contexto, é importante investir no desenvolvimento de competências ligadas ao comportamento humano, como comunicação, criatividade, empatia, liderança e capacidade de resolver problemas.

4. Continue estudando, mesmo depois de concluir a universidade

Depois da graduação, se programe para fazer cursos livres, de atualização ou certificação. Além de ajudar na reciclagem dos seus conhecimentos, também gera um novo relacionamento com pessoas com os mesmos interesses.

5. Invista em outro idioma além do português

Procure cursos de aperfeiçoamento de línguas, traduza músicas, assista filmes legendados, entre outros. Os educadores da ONG Instituto Alpha Lumem (IAL) - uma organização não governamental especializada em atender e incentivar estudantes da rede pública de São José dos Campos - acreditam ser ideal o bilinguismo na grade curricular já desde pequeno. “Quando o conhecimento de um novo linguajar é estimulado no início da vida, os benefícios são ainda maiores”, afirma a fundadora do IAL, Nuricel Aguilera.

Pronto para mudar os hábitos e tomar um novo rumo? Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe