Em um mercado de trabalho cada vez mais versátil e diversificado, desenvolver habilidades relacionadas à maneira como você dialoga é essencial. Afinal, quanto menos objetividade e clareza encontrarem em suas falas, menores são as chances de você ser ouvido e convencer seus colegas, gestores ou recrutadores.

Para a especialista de RH e coach, Clarice Diniz, do Rio de Janeiro, quem sabe se posicionar tem mais destaque na carreira. “Quanto mais um profissional se faz ouvido, mais consegue colocar em prática seus projetos e sua capacidade realizadora aumenta. Aos poucos, é possível construir seu nome como referência”, defende.

Ainda para a orientadora, é importante ressaltar: ser convincente vai além de fazer as pessoas acreditarem em seu ponto de vista. “Ser persuasivo consiste em ser ouvido, compreendido e conquistar adeptos às suas ideias e projetos. Não se trata de ser “teimoso”. Ao contrário, saber dar voz aos demais é vital até mesmo para ajustar suas ideias, a fim de atingir mais pessoas”, explica.

Clarice faz um alerta: “é ruim quando você lava para o lado do ‘convencimento a qualquer preço’. Quem conquista deve ter uma escuta ativa”. “Essa é uma habilidade totalmente atrelada à aptidão de entender o outro. Precisamos estabelecer segurança, geralmente representada pela nossa competência”, continua.

A coach ainda indica os cinco itens fundamentais para uma apresentação, seja ela em uma reunião de equipe ou até mesmo em um trabalho acadêmico. “Credibilidade, voz, vocabulário, expressão corporal e aparência. É possível estudar, treinar e desenvolver todos esses aspectos, mas primeiro, acredite em si!”, estimula.

Bruna Todescan cursa engenharia civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas. Como estagia na área, a estudante conta outra característica fundamental para cativar em um discurso: o carisma. “Quem possui esse jeito mais extrovertido é mais notável e admirável aos olhos dos outros”, defende.

Então, se você quer fazer sucesso em sua trajetória, independentemente da área onde atua, se atente a essa questão. Afinal, um bom profissional sabe aproveitar oportunidades de desenvolvimento e fazer disso seu grande trunfo. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe