Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
os-cuidados-de-ser-multitarefa

Os cuidados de ser multitarefa 

Notícia | 07/12/2018

Layane Bittencourt

Você consegue ouvir música, falar ao telefone, abrir várias telas de navegação na Internet e ainda responder um e-mail importante para o seu chefe, tudo ao mesmo tempo? Se você se orgulha disso, é melhor tomar cuidado!
 
Segundo pesquisa realizada na Universidade de Stanford, fazer muitas coisas simultaneamente é possível, mas contraproducente, pois sobrecarrega o cérebro. Ele, por sua vez, é preparado para atender e realizar eficientemente um processo de cada vez.
 
Para Marcelo Cardoso, especialista em coaching e PNL - Programa Neuro Linguística, com empresas cada vez mais enxutas, o chamado multitarefas parece ser aquele com emprego garantido. “A maioria dos profissionais atuam diariamente com esse comportamento. Por muitas vezes, isso é necessário para conseguir honrar as necessidades dos empreendimentos. No entanto, tem os seus pontos negativos”, explica.
 
Esse profissional acaba assumindo responsabilidades demais, toma decisões rápidas e assertivas, sem organização e objetivos claros. Isso gera um final de dia estressante e sem resultados efetivos. “Parecia uma solução, mas na verdade, é a camuflagem de um grande problema”, pontua Cardoso.
 
A consultora de projetos, Marcele Ayres, do Rio de Janeiro, acredita: “ninguém consegue fazer algo bem se estiver fazendo funções diferentes. Se elas não estão interligadas, atrapalha muito o andamento do projeto”. Portanto, para manter sua boa performance, Marcele, aposta na definição de metas e divisão de tempo.
 
Para mudar a situação é necessário fazer algumas reflexões sobre prioridades de atividades e também sobre suas limitações. Afinal, essa questão prejudica o próprio profissional e o negócio como um todo. O mesmo exercício deve ser feito pelas corporações e seus líderes, ao se questionarem se o talento daquele colaborador está sendo potencializado ou desperdiçado.
 
De acordo com Cardoso, criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo é o primeiro passo para um desempenho positivo. “Fazer mais, quase nunca significa fazer melhor”, completa.

Se atente a essa questão e seja um profissional de excelência apresentando um serviço com qualidade. O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete