Você consegue se manter calmo em momentos de estresse? Se sim, provavelmente já viu os impactos positivos disso na sua vida. Afinal, quanto mais tentamos lidar com as adversidades utilizando a razão, mais vantagens teremos. Sendo assim, quem não tem um autocontrole bem desenvolvido, deve se atentar para não acabar explodindo.

Inevitavelmente, enfrentaremos na carreira alguns obstáculos e problemas. Entretanto, a maneira como tratamos essas questões pode ser um diferencial. É evidente: não somos robôs. Dessa maneira, quando ficamos chateados ou estressados, isso reflete em nossas atitudes. Porém, evitar transmitir essas frustrações aos seus colegas, chefes ou professores é essencial para garantir uma boa relação com todos.

Julia Batistote é consultora e coach de carreira, em Campinas. Para ela, ninguém deve agir apenas com a racionalidade nem somente com a emoção. “O profissional brilhante é quem consegue equilibrar os dois lados”, defende. Ainda segundo a especialista, é necessário identificar se esse sentimento negativo vai impactar sobre o resultado.

Portanto, a orientadora expõe: “autoconhecimento é, com certeza, o foco primordial para desenvolvimento da performance”. De acordo com Julia, caso necessário, procurar ajuda de quem domina o assunto pode ser uma boa saída. “Diante de técnicas e ferramentas adequadas, é possível entender seus limites, suas forças e fraquezas”, conclui.

Giovanni Cardoso estagia na área de administração, em Ribeirão Preto. Para ele, desenvolver a inteligência emocional é essencial para todos os profissionais. “As circunstâncias imprevisíveis exigem flexibilidade e resiliência para não tornar momentos de dificuldade em impeditivos na continuidade da carreira”, diz.

Cardoso busca adotar essa posição para além do universo organizacional. “A vida não é feita apenas de vitórias, mas também de derrotas. A capacidade de aprender com os momentos de dificuldade é crucial. O dinamismo do mercado e a vontade de ascender cada vez mais rápido acaba por gerar pessoas menos resilientes”, finaliza.

Por isso, evoluir com seus tropeços, ser responsável e simpático pode abrir portas em seu caminho. Exercite esses quesitos e se torne alguém cada vez mais valorizado em meio à concorrência! O Nube torce por você.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe