Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-poder-do-relacionamento-interpessoal-nas-empresas

O poder do relacionamento interpessoal nas empresas 

Notícia | 05/12/2018

Layane Bittencourt

Você sabia? A maioria dos profissionais são contratados por competência técnica e demitidos por problemas de relacionamento. Esses últimos podem afetar a produtividade e ser grande fator de insatisfação. Veja como contornar essa situação.
 
O desafio das empresas, muitas vezes, é compreender porque esses conflitos acontecem. Quase nunca sabemos quais são as expectativas dos outros em relação a nós. Afinal, não nos expressamos de forma clara e isso pode gerar uma série de embates. Refletindo sobre essas questões, o psicólogo americano Will Schultz propôs um método com a seguinte ideia: conhecendo a nós mesmos podemos nos comunicar melhor com quem está ao nosso redor.
 
“Gostar de si mesmo e entender os nossos sentimentos ajuda a garantir a produtividade e a cooperar mais com os colegas”, explica Adriana Fellipelli, coach e especialista da Fellipelli Consultoria, com sede no Rio de Janeiro. Para ela, quando há a satisfação pessoal, esse aspecto é sentido por todos e se torna contagiante.
 
Para Thiago Zurita, estudante de publicidade e propaganda, trabalhar em um clima pesado é desconfortável e gera muitos empecilhos. “Uma boa relação com o time acaba sendo até mais produtivo e benéfico. Por isso, sempre converso para descontrair ao máximo”, conta. Dessa forma, o ambiente se torna saudável e favorável ao desenvolvimento coletivo. Além disso, esse tipo de relação apresenta alguns resultados:  
 
1. Oferece uma compreensão ampliada de seu comportamento e do próximo;
2. Explica como as necessidades pessoais afetam vários relacionamentos interpessoais;
3. Maximiza o impacto das ações de cada indivíduo;
4. Reconhece as opções para o crescimento de sua satisfação e produtividade no trabalho;
5. Explora formas alternativas para alcançar os seus objetivos.
 
Com isso, para Adriana, a corporação conhece mais profundamente os seus profissionais e imediatamente percebe como fazer para os integrantes de uma equipe se sentirem importantes e competentes. Isso diminui o medo e aumenta a capacidade de comunicação e transparência. “Nesse cenário de confiança e respeito os colaboradores podem oferecer o seu melhor”, finaliza.

Conte sempre com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete