Em um ambiente onde temos vários projetos ocorrendo em paralelo, as interrupções nos fluxos de trabalho são as principais causas de demora na entrega das atividades e alongamento dos cronogramas. Assim, a produtividade da organização acaba sendo prejudicada.

Para mensurar essa questão é só fazer o seguinte teste: selecione alguns dos planos com performances ruins em sua empresa nos últimos anos. Verifique com a equipe o número de obstáculos: realocações de prioridade, conflitos de agenda, demora no retorno de parceiros e assim por diante. Tudo isso acaba atrapalhando o rendimento.

Para Ricardo Leite, consultor na Goldratt Consulting, muitas vezes, o tempo total de pausa do serviço foi superior ao seu andamento e execução. "É preciso adequar o volume de trabalho de acordo com a disponibilidade de recursos e adotar medidas práticas para reduzir significativamente o nível de multitarefa", evidencia. Segundo Leite, é possível aplicar as seguintes medidas para melhorar o quadro:

1. Elevado nível de atenção gerencial nas questões relativas à proposta;
2. Uso de ferramentas adequadas para proteger as principais entregas contra a variabilidade natural dos cronogramas;
3. Um mecanismo único e simples de priorização para orientar todas as atividades;
4. Um processo de feedback rápido e confiável para reorganizar o ofício;
5. Multitarefa sob controle, não causando interrupções;
6. Resultados rápidos para validar e atestar se a direção da solução está correta.

Não existe solução mágica para resolver todos os esquemas da empresa. Eles só serão realizados de forma rápida e com um bom retorno se houver programação. "Esses objetivos só serão atingidos com o foco e com a atenção correta no assunto", explica Ricardo Leite.

Em suas experiências, a estudante de direito, Aline Nunes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sempre valorizou o planejamento. Para ela, sem isso são acarretados inúmeros contratempos. ”É importante perdoar-se e reconhecer suas limitações, mas negligenciar não resolve problemas”, afirma.

Encare os desafios com planejamento para ter sucesso em seus projetos! Boa sorte e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe