Como gerar engajamento? Essa é uma pergunta recorrente para quem ocupa um cargo de gestão. De fato, se preocupar com esse aspecto é atitude crucial para sair do convencional e superar resultados. Sendo assim, compreender a fundo os deveres da função e entender quais pontos são cruciais para apresentar uma boa coordenação, é uma atitude fundamental.

Um tema diretamente relacionado com a alta performance é a liderança humanizada. Afinal, entender as necessidades, limitações e pontos fortes de cada colaborador necessita empenho e dedicação. Até porque, isso é vital para evitar conflitos, problemas graves e desânimo entre o staff.

Para Cristina Fonseca, sócia-diretora da CDH, Competência no Desenvolvimento Humano, é necessário pensar em como conduzir um time para superar dificuldades. Além disso, também é necessário “pensar como conseguir conduzir conversas difíceis, seja em grupo ou individualmente”, diz.

De acordo com a especialista, se atentar a isso é primordial para entender como é possível desenvolver melhores comportamentos na busca pela realização de objetivos. Segundo a diretora, um supervisor não tem capacidades de atingir metas sozinho e, portanto, ele precisa de uma equipe.

Um ponto ressaltado por Cristina, e presente na vida de líderes organizacionais, é esse gerenciamento e mediação de conflitos. “O bom chefe deve estar preparado para driblar as diferenças e dificuldades de seus liderados e inspirá-los para os escopos da organização”, explica.

A estagiária Júlia Guillen também acredita na importância de ter qualidade na interação entre ela e quem a lidera. “Quem tem um relacionamento próximo dos seus colegas traz mais confiança e respeito. Ou seja, essa interação é benéfica a todos”, defende a universitária.

Ainda de acordo com a estudante de relações internacionais, em Campinas, bons resultados dependem do esforço individual de cada um. Entretanto, quando há estímulo no universo organizacional, o desempenho é mais satisfatório. “Eu posso até apresentar atividades com qualidade sozinha, mas se tiver alguém me liderando de maneira firme e potencializadora, o produto final só tende a ser maior e melhor”, finaliza.

Portanto, se atentar a esses aspectos pode garantir maior proximidade com os membros do grupo e, assim, promover um ambiente mais saudável para o desenvolvimento coletivo. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe