Conduzir uma equipe para bons resultados, com engajamento e motivação pode ser um grande obstáculo para quem ocupa um cargo de gestão. Portanto, pensar em meios de não cometer deslizes desnecessários e garantir maior proximidade com todos os colaboradores é a melhor solução.

Segundo Jéssica Camargo, coach de desenvolvimento pessoal e psicóloga, em Campinas, a adaptabilidade e flexibilidade para mudanças é o maior desafio para quem está nessa posição. “Estar disposto a se reinventar e a se transformar é necessário. O mundo atual pede líderes prontos para aprender de diferentes maneiras e a conduzir seus times de forma menos imperativa, mais pedagógica e colaborativa”, defende.

Ainda de acordo com a especialista, a busca por melhorias e pelo fortalecimento da relação com a equipe deve ser constante. “A primeira ação é pedir para o time falar, expor as ideias, os pensamentos. Você saberá como ser bom para os outros somente se for capaz de ouvir”, explica.

Para a coach, ser disponível, adotar uma linguagem única sem perder o foco, aumenta suas chances de excelência e de coordenação. “Quem fica escondido atrás da mesa, só aparece para cobrar, pedir ou informar alguma decisão, aos poucos, está perdendo espaço”, alerta a orientadora.

Também é necessário se preocupar com a satisfação geral. Para ela, “o engajamento mostra muito da saúde do grupo, como um termômetro. Um coletivo estimulado, disposto e participativo representa uma boa interação com a empresa e, principalmente, com seu superior”, afirma.

Para analisar se a estima está baixa em um staff, é necessário ficar atento aos sinais. “Falta de comprometimento com as atividades, resultados ou prazos é um dos indícios. Além desse, falas negativas ou pessimistas, posturas defensivas e qualidade do serviço inferior ao esperado também são indicativos”, finaliza.

Thayná Foresto cursa psicologia no Centro Universitário Barão de Mauá. Para ela, o chefe deve servir como um modelo para quem ele direciona. “Provavelmente, não alcançaria bom desempenho se não fosse bem liderada”, afirma. Além disso, para a estudante, o supervisor quando mostra interesse em desenvolvê-la, pode ajudar em sua própria carreira.

Portanto, promover uma humanização na maneira como atua é essencial para ter lucros expressivos. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe