Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
perfeccionismo-qual-e-o-seu-nivel

Perfeccionismo: qual é o seu nível? 

Notícia | 29/11/2018

Layane Bittencourt

Por muito tempo, o perfeccionismo foi um dilema para as empresas. Afinal, ele se trata de uma qualidade ou um defeito? Em meio a toda essa discussão, a ideia de ter um limite foi a mais aceita. Saiba mais em nossa matéria!

A estudante de marketing, Caroline Oliveira, às vezes, percebe um comportamento mais exigente consigo mesma, mas confessa se atentar a essa questão. “Tudo em excesso acaba se tornando um ponto negativo, mas ter um pouco desse aspecto me torna mais assertiva nas minhas funções”, conta.

Quando uma pessoa faz seu trabalho sempre pensando em entregar o melhor, as chances de erros são menores. Para Eliane Pardinho, coach em São José dos Campos, esse perfil atrai muitas empresas, contudo, também causa alguns empasses. “Quem é preocupado em atingir a perfeição pode não atender os resultados esperados pelo seu gestor, pois a autocrítica leva a pessoa a não efetuar o serviço no tempo estimado”, explica,

Essas situações transformam o ponto favorável de desenvolver trabalhos com qualidade, em um aspecto negativo e prejudicial ao desempenho de toda a organização e, principalmente, ao próprio indivíduo. Além disso, para a especialista, essa busca por excelência gera uma série de consequências, como, aflição, angústia, sobrecarga, frustração quando algo dá errado e cobrança exagerada.

Portanto, nesses casos, o ideal é determinar limites. Eliane pontua alguns passos para te ajudar a entender como lidar com essa característica:

1. Reflita: estou sendo prejudicado por ser autocrítico em excesso? Na dúvida, questione o gestor, os pares e familiares.

2. Avalie: se eu não fizer isso com todos esses detalhes, vai ocorrer algum problema?

3. Observe: minha atividade pode ser feita também por outra pessoa? Tenho possibilidade de dividir ou pedir para ela fazer ou me ajudar com essa tarefa?

“Tudo sempre vai depender de como percebemos e vivenciamos nossas experiências”, segundo Eliane. Para a especialista, manter o mundo sobre controle é uma ilusão, pois os anseios se tornam uma obsessão e passam a ser motivo de sofrimento. Assim, deixamos de ter satisfação em nossas realizações diárias. “É necessário compreender questões além dessa idealização!”

Por isso, não se cobre muito e permita o erro, pois só assim, você conseguirá transformar essa condição em algo favorável para o seu desenvolvimento e conquista de seus objetivos. Conte sempre com o Nube.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete