Uma pesquisa realizada em 2017 revelou: 66% dos brasileiros têm vontade de abrir o próprio negócio. Se você é um deles, mas não sabe nem por onde começar, é necessário ter alguns conceitos em mente. Afinal, montar uma corporação requer diversos cuidados, para os desafios não se tornarem obstáculos. Nesta matéria, descubra como garantir maiores chances de êxito em sua empreitada!

O estudo foi realizado pela MindMiners, encomendado pelo PayPal. Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 64% desses indivíduos ainda não buscaram ajuda para iniciar a empresa. Sendo assim, Bruno Mendonça, jornalista, empreendedor e apresentador do programa Marcados pelo Sucesso, preparou algumas dicas. São elas:

1. Faça a escolha certa
É importante decidir qual será sua atividade por aptidão, vocação e não por modismo ou expectativa de faturamento. Qualquer companhia pode ser lucrativa se há dedicação e expertise. Saiba qual será o produto ou serviço a ser vendido.

2. Sócio: ter ou não?
A formação de uma sociedade deve acontecer por complemento às suas habilidades ou pela falta de capital para começar a trajetória. Em qualquer uma das opções, é essencial conhecer e ter afinidade com o parceiro, afinal, esse é um tipo de casamento. Sendo assim, pode custar caro se a definição for ruim. Além disso, defina bem quais as funções de cada um.
 
3. Foco, foco, foco
Muitos se perdem porque, ao criar uma firma, são induzidos pela mídia e por inúmeras histórias de sucesso. É bom por um lado, mas por outro pode fazer novas ideias serem implementadas antes do tempo e isso coloca tudo a perder. No começo, destine sua atenção obstinadamente em sua atividade-fim, em seu cliente e seu time.
 
4. Cuidado com a interferência externa
Iniciar um projeto não é fácil, nunca foi e provavelmente jamais será, mas deixar-se influenciar por fatores externos também não ajuda. O país vive um caos econômico e se você se deixar levar pelo noticiário, não sairá da cama. Evidentemente, é vital estar bem informado, mas direcione sua concentração às suas iniciativas, faça sua parte e acredite em você.
 
5. Feedback
Por último, em todas as suas ações, busque uma devolutiva: seja de seus funcionários, de seus fornecedores, enfim. Isso evidenciará seus pontos fortes e fracos e o ajudará a criar processos eficazes, diminuindo as margens de erros e possibilitando o ajuste mais rápido do dia a dia da sua operação.

Uma das maneiras mais interessantes de entender o funcionamento de uma organização é por meio do estágio. Afinal, com essa experiência, é possível aprender com a vivência. Hoje, Viviane Burke é orientadora profissional e psicóloga autônoma, no Rio de Janeiro. Para ela, estagiar foi essencial. “Indico a atividade para todos os estudantes em busca de conhecimento sobre suas áreas de interesse, como também para quem quer expandir seus conhecimentos, fazer networking e ter mais segurança para ingressar no mercado”, estimula.

Portanto, aproveitar o agora para planejar o futuro é a melhor saída para iniciar uma jornada empreendedora. Aproveite estas dicas e leve-as para sua vida. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe