Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
perca-o-medo-de-errar-na-entrevista

Perca o medo de errar na entrevista! 

Notícia | 26/11/2018

Layane Bittencourt

Você fica ansioso quando é chamado para a entrevista? Para muitos jovens, a animação por estar próximo de conquistar uma vaga pode durar pouco quando o nervosismo entra em cena. Afinal, esse é um importante momento para sua jornada. Veja algumas dicas do Nube!

Para Sandra Moraes, o medo de se equivocar afeta todas as pessoas em diferentes níveis. “Na nossa sociedade, o erro costuma ser visto como algo ruim”, ressalta. Afinal, os pontos negativos tendem a sobrepor os positivos. “Os pais brigam por uma nota baixa no colégio e deixem de elogiar a alta, pois dizem ‘isso não vai além de sua obrigação”. Contudo, os equívocos precisam ser percebidos como um componente para o aprendizado.

Diante dos recrutadores, por exemplo, esse receio é ainda maior. Inclusive, a exposição a uma avaliação será prejudicial ao seu desempenho. No entanto, essa questão também traz impactos após a etapa de seleção. Para a especialista, no ambiente de trabalho, pode te impedir de ganhar destaque, de crescer e de alcançar todo o seu potencial.

“O medo pode ser seu aliado, pois ajuda você a refletir sobre seus objetivos e a evitar problemas. Por outro lado, se ele te paralisa, você perde muitas oportunidades”, alerta. Contudo, há uma boa notícia: é possível vencer isso! A especialista listou algumas dicas:

1. Errar é humano!: lembre-se: ninguém é perfeito. Quando se sentir nervoso,  reflita como isso vai te ajudar, quais são as possíveis ameaças e como fazer para reduzi-las.

2. Prepare-se: antes da entrevista ou de uma conversa importante, treine com alguém para te auxiliar a melhorar algum ponto. Esse treino pode ser também na frente do espelho, para ver suas expressões faciais e corporais.

3. Acredite em você: tenha em mente suas qualidades, seus valores e o porquê você quer a vaga ou está sugerindo uma melhoria no trabalho, por exemplo. Tenha coragem e mostre o seu talento.

4. Respire: isso vai te ajudar a manter a calma e reduzir o estresse.

A estudante de marketing, Denise Amaro, procura se tranquilizar dias antes de participar do processo seletivo. Para ela, “o receio maior é deixar a espontaneidade tomar conta da situação e, assim, acabar travando ou falando em excesso”. Por isso, ela procura escutar músicas, dormir bem na noite anterior e ir confiante.

Assim, a chance de conquistar a tão sonhada vaga se torna maior. Deixe a ansiedade de lado e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete