Se inserir no mercado de trabalho por meio do estágio ou aprendizagem pode ser uma tarefa difícil. Atrair a atenção dos recrutadores é algo buscado por grande parte dos jovens. Sendo assim, com uma competitividade cada vez maior, procurar meios de se destacar é a melhor estratégia.

O número de oportunidades oferecidas é inferior à quantia de candidatos aptos a preenchê-las. Afinal, de acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 26,6% de quem tem entre 18 e 24 anos está desempregado. Portanto, para aumentar as chances de ser aprovado, se preparar é crucial.

Para Anelise Cornely, psicóloga, especialista em gestão e coach profissional, do Rio de Janeiro, em processos seletivos, os profissionais sempre são avaliados de acordo com uma relação de requisitos, como formação acadêmica, idiomas e competências. “Dessa forma, quem não atende às normas de uma vaga, pode atender às de outra”, explica.

Entretanto, existem alguns pontos básicos, nos quais todo candidato deve prestar atenção, pois são comuns a qualquer chance. “Saber se comunicar é vital para a grande parte dos cargos e, mesmo não sendo uma exigência, pode ser um diferencial importante. Quem dialoga bem e com segurança consegue demonstrar muito melhor todo o seu potencial e passa mais confiança ao recrutador”, defende.

Segundo Anelise, uma falha recorrente é a postura durante uma entrevista. “Quem demonstra muita ansiedade ou desinteresse pode acabar perdendo sua chance”, ressalta. “Outro quesito básico é a necessidade do conhecimento de inglês e, portanto, para quem ainda não tem um bom nível da língua, é fundamental correr atrás”, indica.

A especialista finaliza ressaltando a relevância de pensar em meios de superar a concorrência. “É essencial sempre interagir com outros profissionais. Nessas conexões, analise as tendências de mercado, o perfil mais bem visto pelas empresas e qual é a qualificação de quem é da sua área. Procure sempre estar um passo à frente para direcionar seus esforços”, estimula.

Julia de Laurentis estagia na área de RH, no Rio de Janeiro. Para ela, um aspecto a ajudou a conseguir maior atenção: “sempre demonstrei claramente minhas expectativas quanto a vaga. Principalmente quando o assunto é estágio, gosto de falar do ambiente, do cargo e das tarefas mais interessantes para mim”, conta.

Agora, o Nube quer saber: qual outra característica você não abre mão ao participar de uma entrevista ou dinâmica em grupo? Conte para nós em nossas redes sociais! Torcemos por seu sucesso.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe