Certamente você já ouviu falar em networking, certo? É a capacidade de criar e estabelecer uma rede de contatos. Apesar de ser reconhecido por 80% dos grandes executivos como estratégico para o mercado de trabalho, os novos profissionais não usam a ferramenta de modo eficiente. O dado provém de pesquisa do Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE).

De acordo com o estudo, a maioria das respondentes define a ação apenas como conhecer várias pessoas e vice versa. Contudo, para um profissional, a tática precisa ir além: ter suas competências notadas e também o quanto influenciam em seu crescimento corporativo.

Pensando nisso, Fernanda Schechtman, acadêmica da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro - RJ, aproveita as plataformas digitais para se manter em dia com o mundo do trabalho. “Estabeleço essas aproximações, mostro quem sou e fico antenada em novas oportunidades”, conta. A jovem preocupa-se com a imagem virtual e não faz qualquer tipo de publicação. “Mantenho uma postura sempre corporativa e séria. As companhias procuram saber como é a pessoa por trás da entrevista”, explica a estudante.

Para Tânia Ludovico, executiva de RH na innovativa, um networking mal feito pode resultar em perda de oportunidades. Logo, é preciso ser estratégico. “Para criar, desenvolver e gerenciar uma boa rede profissional, não basta elevar o número de contatos. As interações e trocas são fundamentais. A velha questão sobre quantidade versus qualidade também deve ser considerada”, explica.

Veja as orientações da especialista para ter sucesso na missão:

1. Definir seus objetivos: quer uma promoção, um cargo de liderança, mudar de área ou se tornar um empreendedor? Independentemente do alvo, é fundamental ter clareza sobre o esperado.

2. Ser verdadeiro: a autenticidade e a sinceridade são as características mais influentes na hora de criar e manter conexões. Não caia na armadilha e tentação de criar um personagem falso. Estas atitudes o levarão ao descrédito.

3. Buscar o aprendizado contínuo: participe de grupos, workshops, associações e cursos de sua área e de seu interesse, para  aprofundar seus conhecimentos e adquirir novos.

Gostou das dicas? O Nube deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe