Um dos grandes desafios, principalmente para quem está em início de carreira, é aprender a gerenciar a renda. Portanto, o divertimento e as obrigações podem deixar muitos com problemas financeiros. Sendo assim, para resolver esse problema e evitar ficar com o saldo negativo, é necessário tomar alguns cuidados.

De acordo com o diretor da STavares Consultoria Financeira, Sérgio Tavares, poucos conseguem harmonizar esses dois aspectos com facilidade. “De fato, não é uma tarefa simples. Primeiramente, é preciso definir seu objetivo principal e, a partir daí, estipular metas e premissas para poder alcançá-lo”, conta.

Desse modo, o especialista separou algumas dicas para gerir sua renda de maneira mais eficiente. São elas:
 
1. “Desconsidere” uma parte do seu ganho fixo. Por exemplo, se sua receita é de 10 mil reais, faça um orçamento baseado em 7 mil reais. Dessa forma, você terá um fôlego, seja para guardar dinheiro ou para eventuais imprevistos;
 
2- Crie uma planilha para controle de gastos. Isso lhe ajudará a organizar seu orçamento, evitando estourar o limite projetado;
 
3- Estabeleça uma rotina semanal para acompanhar seu planejamento orçamentário e seu fluxo de caixa;
 
4- Quando for viajar, se prepare com antecedência. Calcule o quanto precisará para a viagem e guarde. Escolha a forma de pagamento menos prejudicial;
 
5- Não deixe de curtir a vida e celebrar os momentos importantes. Porém, quando exagerar em uma semana, procure compensar nos sete dias seguintes, focando apenas no essencial;

Luiza Sartori cursa relações internacionais na FACAMP - Faculdades de Campinas e estagia na área. Para evitar surpresas desagradáveis, como um saldo negativo, ela busca guardar uma quantia de sua bolsa-auxílio e direcioná-la à poupança. “Ainda não busquei outras opções de investimento. Não deixo meu lazer de lado, mas escolho com mais cuidado onde vou gastar meu dinheiro”, conta.

Com essas orientações, você terá mais chances de se manter regrado e não extrapolar com suas finanças. A administração consciente dessa questão pode te ajudar muito. Por isso, não quebre o cofre antes da hora: reserve sua renda para quando for realmente necessário!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe