Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
falar-em-publico-x-personalidade

Falar em público X Personalidade 

Notícia | 15/11/2018

Layane Bittencourt

A capacidade de falar em público certamente abrange a arte da comunicação, aspecto tão valorizado pela maioria das empresas. Para alguns, essa missão pode ser fácil, mas para outros, vira um bicho de sete cabeças. No entanto, surge a dúvida: essa habilidade está ligada a personalidade? Saiba mais!

A psicologia já explora essa relação e apresenta dois tipos: o extrovertido e o introvertido. Enquanto o primeiro, se refere a quem estabelece com facilidade contato com as pessoas ao seu redor e, por isso, tende a ser mais sociável, o segundo é quem se isola e apresenta insegurança na hora de conversar.

Para Clarice Diniz, profissional de RH e coach, do Rio de Janeiro, quem é desinibido não enxerga problema em se apresentar e demonstra controle sobre a situação. “Contudo, há também quem não se manifesta dessa forma, mas consegue falar muito bem sobre algum assunto com domínio”, conta. Surge, então, um terceiro e mais comum tipo: ambivertidos. “Esses, em alguns momentos, tendem a ser mais inibidos, e outros, expansivos”, aponta.

Portanto, o equilíbrio é ideal para promover boas apresentações. Segundo Clarice, por um lado a ansiedade e o medo podem atrapalhar e, por outro, a confiança em excesso também. A frustração ocorre quando o resultado final não corresponde às suas expectativas. Se a sua vontade é se aperfeiçoar nessa questão, é preciso optar pelas mudanças.

Para a estudante de publicidade e propaganda, Giovanna Cachole, o embasamento do assunto e a segurança são pontos imprescindíveis para o sucesso de uma apresentação, por meio da boa dicção e postura. Para falar bem, a jovem sempre procurou maneiras de aprimorar essa característica, pois a considera essencial no mercado corporativo. “Isso depende do seu esforço e estudo”, afirma.

Contudo, para a especialista, é necessário compreender: é possível desenvolver a competência. Se inscrever em cursos e aprender sobre as técnicas de oratórias podem ser um bom começo, mas o fundamental é apostar no autoconhecimento. “O segredo é aceitar suas condições, conhecer suas limitações e seus pontos fortes”, indica. Dessa maneira, a satisfação consigo mesmo será a chave para o sucesso de sua carreira.

“Portanto, se conheça e perceba as competências realmente necessárias para sua atividade, aproveite seu talento e brilhe”, aconselha. Acredite em seu potencial e conte sempre com as dicas do Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete