A escolha da carreira é o momento crucial para muitas pessoas, pois requer muitos cuidados e reflexão, ainda mais quando se é jovem. Afinal, diante de tantas possibilidades a seguir, é comum tomarmos medidas precipitadas e sem planejamento. Para não cometer deslizes, leia nossa matéria!.

Segundo Vanessa Barbosa, psicóloga e coach, de São José dos Campos, atualmente, a juventude tem acesso a uma grande quantidade de informações sobre as diversas profissões. Em meio a isso, ser assertivo se torna um desafio. “Esse é o primeiro momento para o jovem escolher por si só e, por isso, gera-se muita insegurança”, afirma.

Além disso, a busca se torna complicada, pois diversos motivos são pautados. Remuneração, mercado de trabalho, oportunidades, gosto e paixão. Uma pesquisa realizada pela Universidade Anhembi Morumbi, com 18 mil alunos do 3º ano do ensino médio, revelou: 59% desses estudantes já escolheram seus rumos. Contudo, menos da metade deles (46%) mantém algum contato com o ramo de atuação.

De acordo com Vanessa, essa questão é determinante para evitar arrependimentos. “Falta a prática, pois mesmo decidido, a chance do jovem não gostar das atividades é grande”, explica. A especialista também alerta para o interesse apenas por bons salários, para ela, é fundamental observar outros fatores para buscar a satisfação. “Eles podem se deparar com a frustração por não se sentirem realizados com a opção”, continua.

Para Bianca Avelar se aproximar do ambiente corporativo foi categórico para se tornar estudante de psicologia. Ela confessa ainda estar hesitante, mas enxerga esse ponto de forma positiva. “O benefício da dúvida é importante para pensarmos em nossas escolhas e ter a certeza delas”, conta.

Em vista disso, veja algumas dicas para te ajudar a tomar um caminho de sucesso:

– Conheça: converse com profissionais e faça pesquisas na Internet para levantar o máximo de informações.

– Entenda a rotina: procure entender sobre as funções exercidas e esperadas por quem atua na área.

– Saiba como são as pessoas: tente traçar um perfil e veja se você se identifica com ele.

– Analise a atual situação no mercado: para evitar surpresas desagradáveis quando finalmente se formar, vale conferir as projeções e possibilidades.

E você? Já determinou os passos de seu futuro? Conte sempre com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe