Sabe conviver com gente muito dominante? No ambiente de trabalho, compartilhamos o recinto com variados tipos de pessoas, fator muitas vezes gerador de conflitos. Por isso, fizemos a pergunta “Como você lida com quem é mandão”? A grande maioria dos participantes (75,75%) afirmou escutar, pensar e argumentar com cuidado. Porém, qual é o modo ideal de driblar esta situação? Saiba mais nesta matéria.

O levantamento contou com 32.082 respondentes, dos quais 16,65% disseram obedecer os impositivos para evitar desentendimentos.  Já 5,10% relataram “só manda em mim quem tem mais poder e eu aceito”. Outros 2,32% até ouvem, mas fazem tudo à sua maneira. A minoria (0,19%) não aceita ordens e vai para a discussão.

Para Wellington Fernando, supervisor de RH na região de Campinas (SP), esse modelo de personalidade pode prejudicar bastante. Por isso, é necessário buscar o diálogo. “A melhor estratégia é primeiro ouvir, procurar entender e por último, concluir a maneira mais acertada de atingir o objetivo”, recomenda. Também é importante se auto avaliar e compreender as diferenças entre o time, tentando se adaptar e encarar o jeito de cada um.

Por isso, Gabriela Bis, analista de RH da Nestlé, em Ribeirão Preto (SP), opta por separar as coisas. “É fundamental estabelecer os papéis da relação a fim de evitar a invasão do espaço pessoal, além de deixar claro o resultado esperado pela liderança, bem como a quem você deve se reportar. Isso muito ajuda para evitar o controle de pessoas imperantes”, opina.

Veja dicas para aprimorar o trato com os dominantes:

- Use sua inteligência emocional, respondendo sempre de forma objetiva e assertiva. Afinal, os mandões tendem a perceber e usar a insegurança do outro para ganharem poder;
- Envolva o perfil autoritário em suas ideias e faça ele se sentir importante, sem aumentar seu ego. Demonstre domínio do assunto.

Aproveite a observação para descobrir o tipo de especialista no qual não se espelhar. Faça melhor por você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe