O foco na redução de custos é uma estratégia muito utilizada pelas corporações para superar uma crise como a vivida atualmente. Entretanto, esse momento de instabilidade é ideal para exercitar a transparência, investir nos colaboradores e, assim, garantir maior satisfação e compromisso com os resultados.

Para a head trainer e hacker comportamental, Patrícia Lisboa, há uma correlação positiva entre quem está engajado com o aumento do desempenho de um empreendimento. “Por outro lado, empresas com equipes menos motivadas normalmente apresentam maior rotatividade e menos dedicação espontânea”, explica.

Para ela, existem várias abordagens distintas para fugir dessa curva, mesmo quando o orçamento aperta. “A chave é criar um ambiente onde seus liderados realmente se sintam ouvidos e envolvidos, para prevalecer o senso de responsabilidade coletiva”, defende a especialista.

Além disso, Patrícia ressalta a importância de buscar a honestidade e evitar reter informações, pois isso pode agravar a situação e trazer maior insegurança em relação ao futuro. “Uma comunicação franca, confiável e aberta é o primeiro passo para a construção de uma interação positiva e produtiva entre a corporação, seus líderes e times. Optar pelo profissionalismo sobre as decisões tomadas ajuda a elevar a estabilidade”, constata.

Entretanto, pensar em suas ações não para por aí: oferecer oportunidades de treinamentos relacionados às competências estratégicas para a instituição também vai contribuir para melhores frutos. “Reconhecer o trabalho bem feito e a entrega de qualidade também é importante, pois fortalece a autoestima”, conta.

A head trainer ainda acrescenta: dar feedbacks construtivos, definir metas mensuráveis e oferecer recompensas também são recursos imprescindíveis. “A administração deve ser um exemplo. Quando a equipe reconhece os dirigentes, percebe neles uma postura coerente entre discurso e prática. Assim, a gestão é respeitada e todos passam a usá-la como espelho”, conclui.

Déborah Edwirges estagia na área de engenharia de produção, em Campinas. Para ela, seu esforço é maior quando há prazer ao realizar suas tarefas. “Quando estamos estimulados, temos um impulsionador para realizarmos o nosso melhor. Consequentemente, produzimos mais e com maior qualidade”, acredita.

Portanto, siga essas orientações e aumente as oportunidades de crescimento de seu empreendimento. O Nube está aqui para te ajudar!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe