Todo mundo conhece quem concentra muitas coisas no trabalho ou na vida pessoal. Essas pessoas preferem o próprio resultado, a investir no desenvolvimento alheio. Normalmente, são líderes, com alto nível de exigência ou insegurança. Se você é assim, ou convive com alguém nesse perfil, veja nossa matéria!

De acordo com a Febracis - Coaching Integral Sistêmico, também com unidade em Campinas e Rio de Janeiro, a dificuldade na delegação de tarefas pode se dar por diversos motivos, como:

– Falta de confiança na equipe;
– Dificuldade em administrar as tarefas e prazos;
– Desejo de perfeição nas entregas;
– Vontade de tudo ser exatamente do seu jeito;
– Dificuldade de cobrar entregas.

Segundo o professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas, Luciano Salamacha, esses profissionais seguem numa mesma direção: excesso de trabalho, preocupação e performance comprometida! Para ele, repassar atividades é, antes de mais nada, um ato de desprendimento.

Veja uma lista com oito passos para ter mais assertividade:

1- Jamais projetar a culpa no outro: assuma inteiramente a responsabilidade, nunca se exima dela. Quem culpa o subordinado por um erro da missão, não sabe gerir.

2 - Follow up: nada adianta passa uma função adiante e esquecer de cobrar, a isso o mercado chama de delargar.  Saber atribuir, é antes de mais nada, estar conectado.

3- Responsabilidade: é necessário ter a capacidade de assumir o compromisso,  preparo,  qualificação e merecimento.

4- Avaliar a carga: veja se a estrutura, prazo, as condições da empresa e da equipe são ideais para a entrega de resultados.

5- Etapas: faça uma transição de forma suave.

6-  Processo evolutivo: tire boas lições para experiências futuras.

7- Não seja radical:  isso não pode ser um fardo, um teste de “vida ou morte“.

8 – Confiança: tenha a sua volta pessoas leais, mas acima de tudo competentes. O bom resultado do liderado pode elevar ainda mais seu papel de gerente e lhe render também boa avaliação.

Maurício Tormin é supervisor de consultoria e acha essencial seguir os conselhos acima. “Busco ser o mais empático possível, identificando as habilidades e necessidades de cada um por meio de acompanhamentos e feedback. É importante distribuir as atividades de acordo com o perfil e dando atenção e suporte nas dificuldades”, assegura.  

Delegar é um ato de bondade, de desprendimento, uma relação a qual, se bem conduzida, pode fazê-lo crescer na empresa, nas relações pessoais, na vida.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe