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Vantagens do brainstorming 

Notícia | 05/11/2018

Vinícius Lima

Várias são as habilidades essenciais para conquistar um time de alta performance. Uma delas, sem dúvida, é relacionada ao modo de pensar e na criatividade de cada colaborador. Portanto, favorecer seu raciocínio e dialogar com seus colegas pode ser a melhor saída para conquistar uma posição de sucesso.

De acordo com Renato Gangoni, CEO da Spin Design, apesar desse assunto ser tratado de forma simples, compreender suas origens tem sido um grande dilema a ser solucionado. “Diante disso, destaca-se uma abordagem capaz de exercer um papel eficaz no estímulo de uma mente criativa: o brainstorming visual”, expõe.

Em tradução livre, a “tempestade cerebral” tem o poder de ajudar pessoas em qualquer nicho, quando se há disposição para pesquisar, discutir ideias e encontrar respostas. Sendo assim, o especialista afirma: “esse aspecto é benéfico para o universo organizacional por ser um canal aberto de encorajamento e integração de uma companhia em prol de um propósito em comum”.

Desse modo, para dar continuidade a uma sugestão inovadora, segundo Gangoni, é fundamental enriquecer todo tipo de reunião com recursos visuais para apoiar firmemente as resoluções encontradas para os mais diversos problemas. Pensando nisso, o CEO listou algumas das vantagens mais expressivas dessa técnica. São elas:

1. Soluções ágeis: por conta da interação ser em grupo, as respostas demandam menos tempo para serem desenhadas.

2. Aproximação entre liderança e equipe: o relacionamento entre coordenador e time é determinante para o funcionamento de um projeto. Portanto, a prática iguala a voz dos profissionais durante a exposição de raciocínios sem julgamentos ou interrupções.

3. Clima organizacional positivo: a metodologia incentiva a participação de todos e, por consequência, melhora as relações, pois cria nos colaboradores uma sensação de valorização e pertencimento.

4. Produtividade: o sentimento de ser ouvido, criado pelo protagonismo envolvido na técnica, incentiva o profissional a melhorar, expor soluções funcionais e estudar formas de colaborar para o crescimento da companhia.

5. Evolução da comunicação: um dos desafios nos negócios é o diálogo dos membros. Porém, por meio da metodologia visual, a troca de informações e experiências é imprescindível.

Lara Rampani cursa direito na Faculdade de Campinas (Facamp) e estagia na área. De acordo com a universitária, em sua vivência no âmbito organizacional, é de essencial importância pensar “fora da caixa” para aprender mais. “Essa é uma característica presente em poucas pessoas e pode atribuir uma grande vantagem em relação a outras equipes ou profissionais”, diz.

Portanto, em sua gestão, busque sempre favorecer a voz de cada membro de seu grupo e, assim, garantir a excelência e a qualidade de seus serviços. Conte com o Nube!

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