Na realidade corporativa, é inevitável acontecer alguns atritos. Afinal, o dia a dia pode ser estressante. De acordo com artigo publicado pelo The Wall Street Journal, nos Estados Unidos, cerca de 30% dos executivos e funcionários discutem com um colega de trabalho ao menos uma vez por mês.

As tensões internas podem prejudicar o clima da empresa e aumentar o turnover. Um bom colaborador não vai se submeter a ficar em um ambiente insalubre e cheio de fofocas. Nesse contexto, é preciso estar atento e pronto a desenvolver as habilidades emocionais de suas lideranças para lidarem com esses cenários.

O pessimismo é o primeiro sinal negativo para a incidência de problemas. Nesse caso, segundo Adriana Fellipelli, coach e especialista em gestão de conflitos da Fellipelli Consultoria, com sede no Rio de Janeiro, cabe ao gerente a missão de orientá-los e promover uma atmosfera mais favorável a todos.

“Dê suporte. Tire um tempo para conversar com eles. Lideranças com clareza sobre as emoções podem perceber com mais facilidade as discussões, entender as emoções envolvidas para gerenciá-las e, quando necessário, fazer a arbitragem para aquilo não se tornar um grande obstáculo ”, afirma.

Contudo, essa questão não cabe apenas aos superiores. O clima entre a equipe deve ser agradável. Natalia Emboaba, estudante de relações públicas, valoriza isso e prioriza a tolerância em seu dia a dia. “Busco não entrar em confusões, apenas exponho minha opinião, se a pessoa não concordar, respeito”, conta. Por conta disso, a jovem considera de positiva essas situações. “Nós enxergamos certas coisas de maneira diferente e isso contribui para o crescimento individual”,

O debate é bom e fomenta o desenvolvimento quando há maturidade emocional para administrá-lo, mas quando as “brigas” tomam o âmbito pessoal e se tornam destrutivas, comprometem a saúde, produtividade e seguranças dos envolvidos. As consequências, inclusive, afetam também a estabilidade econômica da empresa.

A mudança começa em cada um para construir ares melhores para se trabalhar. Afinal, passamos boa parte do dia realizando nossas funções. Lembre-se disso e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe