Muita gente não está conseguindo pagar as pendências. De acordo com levantamento da Serasa Experian, o total de consumidores inadimplentes atingiu 61,5 milhões em agosto. O número está diminuindo, mas ainda é expressivo. Como mudar esse cenário? Saiba mais!

Em comparação com julho, quando havia 61,6 milhões de devedores, o índice caiu 0,16%. Segundo o estudo, as dívidas somaram R$ 274 bilhões em agosto, com média de quatro por CPF. Na avaliação dos pesquisadores, o ritmo de crescimento econômico mais lento comprometeu uma maior reversão do desemprego.

Na visão de Sabrina Menezes, gestora especialista em recuperação de crédito, a situação ocorre principalmente falta de planejamento nos recursos pessoais. “Normalmente os cidadãos tem a facilidade de liberação de empréstimos diversos, como cartões, cheque especial, pré-aprovado, crediários em lojas… entre outros. Assim, fica muito mais acessível ceder ao impulso das compras excessivas”, explica.

Muitas vezes, a análise para a concessão dos ‘benefícios’ não leva em consideração as despesas atuais não identificadas pelos bancos, como aluguel, condomínio e gás. “A atitude preventiva nesse caso é colocar todas as saídas na ponta do lápis e analisar minuciosamente as finanças”, explica Sabrina.

Valéria Almeida , estagiária da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP), já ficou endividada. Por isso, hoje procura agir de maneira diferente com o dinheiro. “Organizo fazendo uma provisão de até dois meses antes das contas vencerem para analisar se posso gastar ou não. Também procuro guardar a sobra, fazendo uma reserva para casos de urgência”, afirma.

Tente poupar e se organizar para evitar eventuais imprevistos. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe